Egressa do curso de Design da UCS participa de exposição nacional

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 19/03/2025 | Editado em 19/03/2025
Giulia obteve 61 respostas para desenvolver o produto

Giulia Calloni apresenta seu projeto de TCC, o amplificador Noisette Frontwoman 10

A qualidade do trabalho realizado pela egressa do curso de Design da Universidade de Caxias do Sul Giulia Calloni resultou em um convite para participar da DW! Semana de Design 2025. Ela apresenta o amplificador Noisette Frontwoman 10 na exposição “DESigners DESorganizam”, que ocorre até domingo, 23 de março, no Istituto Europeo di Design (IED), em São Paulo (SP). 

O trabalho aborda o incentivo à inserção de mulheres no mercado musical, especificamente dos gêneros punk e rock. O amplificador surgiu de uma análise interseccional que abrange aspectos ergonômicos, estéticos e funcionais. 

Para a concepção do projeto, Giulia conduziu entrevistas com musicistas do rock nacional e aplicou um questionário online, obtendo 61 respostas das regiões Sul e Sudeste. Foi muito gratificante ver a pesquisa se desenvolvendo e, após a conclusão, perceber quantas pessoas incríveis conheci durante o processo – desde musicistas de diferentes idades e contextos a luthiers, técnicas de som e ilustradoras. Criar com empatia, amor e dedicação é essencial para projetos de impacto social”.

 O design do produto inclui botões voltados para cima, facilitando a visualização e acessibilidade da interface, além de uma pega superior e pegas laterais que possibilitam um transporte mais eficiente e adaptável à estatura e anatomia da usuária. Conta também com rodas embutidas e um mecanismo de encaixe que permite movê-lo com uma leve inclinação. Para maior praticidade, o amplificador dispõe de um compartimento interno para organização de pequenos utensílios, como cabos e palhetas. Além disso, oferece conectividade Bluetooth e USB, compatibilidade com softwares de edição, afinador embutido, bivoltagem e 15 Watts de potência, sendo ideal para estudo e prática.

O projeto ainda incluiu o desenvolvimento de um aplicativo que reúne as predefinições sonoras, o selo de divulgação, recursos de masterização e mixagem das composições, além de um fórum no qual musicistas podem se conectar e criar networking sobre temas específicos.

Fotos: Divulgação