Egresso da UCS Bento constitui empresa focada em projetos de energia solar a partir de incubadora universitária

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 05/05/2021 | Editado em 31/07/2023

A vida de um estudante universitário é constituída de inúmeros desafios. Eles iniciam ainda na escolha do curso, na força de vontade, na jornada dupla, aliando muitas vezes trabalho e estudo, nas horas dentro de um ônibus, que muitas vezes se sobrepõem às horas dentro de uma sala de aula. Isso, ainda, sem considerar os pais de família que resolvem encarar as carteiras universitárias e voltar a estudar para oferecer uma vida melhor aos filhos.

Esta é a realidade de muitos alunos do ensino superior e não foi muito diferente com Allan de Andrade. Nascido em Caxias do Sul, em 1994, ainda pequeno, Andrade se mudou para São João da Urtiga, uma pequena cidade no interior do Estado. Enquanto cursava o Ensino Médio, à noite, durante o dia, trabalhava numa oficina mecânica da linha pesada (caminhões).

Odacir Graciolli e egresso Allan de Andrade.

Com o Ensino Médio concluído em 2011, no ano seguinte passou a cursar pré-vestibular e pré-Enem na cidade de Passo Fundo, sem deixar de lado seu ofício. Passava cerca de quatro horas dentro de um ônibus e pouco mais de três horas em sala de aula. Todo o esforço valeu a pena, pois, em 2013, conquistou uma bolsa pelo Prouni na Uniaselvi de Indaial (SC). Foram seis meses de estudos naquela cidade, até que, no segundo semestre de estudos, mudou-se para Bento Gonçalves, onde deu continuidade à graduação na UCS.

Bastante ativo e interessado, o aluno participou de inúmeros projetos, como o kart elétrico, maquete automatizada, sofá automatizado, foguete, entre outros. Concluiu a graduação no final de 2018, com a colação de grau em Engenharia Elétrica em fevereiro de 2019.

Com o sonho de empreender, Andrade contou com total apoio da Universidade que estava formando uma incubadora, disponibilizando espaços para quem quisesse empreender e iniciar seu negócio. Foi então que aderiu a ideia, após uma reunião com o vice-reitor da UCS e sub-reitor da UCS Bento, Odacir Graciolli, e com o diretor acadêmico, professor Cícero Zanoni. Foi aí que nasceu a Eng For Energia Solar.

As atividades, que tiveram início na UCS Bento no fim de março de 2019, durante pouco mais de dois meses tinham como propósito trabalhar com eletrônica, automação, mas logo mudaram para energia solar. “Percebi que era um mercado que estava crescendo bastante, que teria uma grande demanda de trabalho, minha linha mudou da eletrônica para a solar. Abri a matriz em Bento, através da incubadora, e uma filial em São João da Urtiga, onde vivi toda minha infância e onde minha família reside até hoje”, conta.
Hoje, o empresário atua nas duas cidades, conta com equipe de projetos, instalação, vendas, pós-vendas e administrativo. Os projetos são desenvolvidos para as áreas residencial, comercial e industrial, de todos os portes. A Eng For Energia Solar não se encontra mais na incubadora, e sim, na matriz localizada em Bento Gonçalves e na filial, em São João da Urtiga. Mais informações sobre a empresa no site www.engforenergiasolar.com/.

Graciolli analisa o histórico de Andrade como um estímulo para muitos outros estudantes. “Esta é apenas uma amostra do que oferecemos para nossos alunos. Todos que por aqui passam, assim como o Allan, têm a possibilidade de participar, de criar, de empreender. Nosso papel é oferecer as ferramentas”, frisa.

Agradecimento
Após todo o apoio recebido, o agora empresário precisava, de alguma forma, agradecer à UCS Bento. Pensou numa placa solar, num inversor, porém, não teria como fazer um demonstrativo com uma peça que ficaria num laboratório.

Desta forma, Andrade criou um projeto diferenciado: um totem para carregar celular, com placa solar. O equipamento foi produzido com controladores de carga, reguladores de tensão, adaptadores para cabo USB, layout da placa e estrutura metálica, efetuando a entrega para a Universidade de um equipamento útil e que mostrasse um pouco do trabalho desenvolvido pela Eng For no que diz respeito à energia solar.

Foto: Aline Bedin Maciel