Egresso do curso de Matemática da UCS conquista 1º lugar em concurso estadual
Classificação, em conjunto com a ampla oferta da Universidade no âmbito das licenciaturas, evidencia a dedicação institucional à qualificação do ensino nas suas regiões de abrangência
O recém-graduado no curso de licenciatura em Matemática da Universidade de Caxias do Sul, Davi Magrin Vieira, garantiu mais uma conquista acadêmica e profissional: o 1º lugar na 4ª Coordenadoria Regional de Educação – Caxias do Sul (4ª CRE) no concurso público para professores da Rede Estadual. O resultado foi publicado no dia 17 de novembro, em uma edição extra do Diário Oficial. A oferta era de 1,5 mil vagas distribuídas entre as 30 Coordenadorias Regionais de Educação.
A classificação, em conjunto com a ampla oferta da Universidade no âmbito das licenciaturas, evidencia a dedicação institucional à qualificação do ensino nas suas regiões de abrangência. Atualmente, o portfólio da UCS contabiliza 15 opções que alcançam novos estudantes e docentes que desejam ampliar a atuação a partir do primeiro e segundo diploma.
Além da formação inicial, como destaca a pró-reitora de Graduação da Universidade de Caxias do Sul, professora Terciane ngela Luchese, a UCS oferece a formação permanente por meio de diversos cursos de extensão, de especializações e também dos Programas de Pós-Graduação para Mestrado e Doutorado, com reconhecimento de excelência. “Acreditamos que investir na formação de professores é fundamental para a construção de uma sociedade democrática que busque desenvolvimento econômico e sociocultural. Trata-se de investir nas pessoas para que assumam o compromisso com a educação, com o fazer pedagógico qualificado, com o aprender a ser, a conviver, a fazer”, considera.
A pró-reitora também relembra que “a formação de professores na Universidade de Caxias do Sul antecede a própria Universidade”. Isso porque, em 1967, foi autorizada a constituição da UCS, que reuniu as Faculdades e Escolas de Ensino Superior que já existiam na cidade. São elas: Belas Artes, Ciências Econômicas, Direito, Enfermagem, Filosofia e Letras. Recentemente a Instituição realizou um encontro para debater incentivos à formação de professores e a realidade da Educação Básica. Clique aqui e saiba mais.
Uma trajetória que vai além dos números
Guiado por experiências acadêmicas anteriores – no estudo da matemática, da física e da engenharia mecânica -, Davi Magrin Vieira ingressou no curso de Matemática da UCS em 2021. Além de citar a infraestrutura universitária como um ponto forte da Instituição, o egresso comenta que sentiu-se acolhido pela UCS. “Os docentes de Licenciatura em Matemática formam um grupo muito experiente, que sabe unir os seus conhecimentos pedagógicos ao rigor dos conteúdos das ciências exatas, fato mais que necessário para a formação integral de um professor de matemática. Não basta dominar os conteúdos, é preciso saber transmiti-los com clareza”, destaca.
Aos 24 anos, o matemático explica que a preparação para o concurso público para professores da Rede Estadual, que rendeu a ele o 1º lugar na 4º CRE, foi moderada, já que ele cultiva o interesse por diversas áreas e temáticas. Segundo Vieira, a curiosidade em entender tópicos que vão além da área de exatas pode ter contribuído no resultado final.