Egressos de Medicina Veterinária especializam-se em programas de residência na região.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 18/03/2019 | Editado em 31/08/2022

Qualidade do curso de graduação da UCS impulsiona conquistas dos egressos, que dão continuidade à trajetória formativa no campo da pós-graduação. 

O curso de Medicina Veterinária da Universidade de Caxias do Sul celebra as conquistas de egressos aprovados para cursar residências veterinárias em instituições de ensino na região, especializando-se em diferentes áreas da prática profissional. O coordenador do curso de graduação, professor Leandro do Monte Ribas, ressalta que a quantidade de médicos veterinários formado pela UCS que darão início a residências relevantes também reafirma a qualidade e credibilidade do curso que completa seis anos e já formou três turmas. “Destaca-se, ainda, o significativo número de egressos atuantes no mercado de trabalho, nas diferentes áreas da profissão”. Hoje,o curso de  graduação conta com uma estrutura que permite atendimento clínico geral e cirurgias eletivas e complexas em clínicas veterinárias voltadas a pequenos e grandes animais, serviços de diagnóstico por imagem e análises laboratoriais, além de uma área experimental para práticas zootécnicas e uma unidade móvel, que permitem uma atuação em convergência com ambientes complementares de ensino como lagos e zoológico.

Aprimoramento na UCS
A partir deste ano, a UCS passou a oferecer uma nova possibilidade para os egressos incrementarem a qualificação em suas áreas de atuação: o Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária. A formação complementar dispõe de três áreas de concentração: Clínica Médica de Pequenos Animais, Clínica e Cirurgia de Grandes Animais e Patologia Clínica Veterinária. A opção soma-se à oferta, desde o ano passado, do curso de especialização lato sensu em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos, e a implantação do  Mestrado Profissional em Saúde Animal, que deverá abrir a sua primeira turma no segundo semestre deste ano.

Confira a seguir as histórias de alguns dos egressos da graduação aprovados em residências na região:

Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais
A egressa Caroline Gonzatto Fracasso, aprovada para cursar residência em Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais na Universidade Estadual de Londrina, relembra de seu ingresso na UCS, em 2014, motivado pela estrutura e pelo corpo técnico disponível para o cuirso. Natural de Nova Prata, vencia a distância para participar de aulas e atividades. Apesar de o curso ainda ser novo à época, deparou-se com um cenário positivo, que projetava diferentes oportunidades de contato com a prática veterinária: participou de monitorias em anatomia, diagnóstico patológico, técnica cirúrgica e anestesiologia, ginecologia e obstetrícia veterinária e clínica médica de equídeos. Ela atribui seu direcionamento profissional às primeiras experiências clínicas e cirúrgicas nos ambientes do curso, além das atividades científicas. Hoje profissional, Caroline é grata aos professores pelo apoio para conquistar seus objetivos de especialização na área de equinos e na busca por estágios extracurriculares – nos quais experienciou a clínica médica e cirúrgica de equinos e a neonatologia. “Desde que ingressei na graduação, sempre tive o desejo de atingir a titulação máxima dentro das conquistas acadêmicas, e acredito que a Universidade o tenha oportunizado pela disponibilização de monitorias, estágios, participação em campanhas e publicações”, afirma a egressa, que visa seguir buscando aprimoramento acadêmico e especialização na cirurgia de equinos. Nesse contexto, considera a residência fundamental. “Estou muito feliz e com a sensação de dever cumprido”, define sobre a aprovação.

Patologia Clínica Veterinária
Natural de Bento Gonçalves, Fernanda Jaconi Andreola viajava diariamente para Caxias para cursar Medicina Veterinária desde 2014. O contato com a UCS e a constatação sobre a qualidade de ensino não eram novidades para a já egressa do curso de Direito do CARVI, concluído em 2007. Entre os vários momentos da formação, ela destaca a experiência no Laboratório de Diagnóstico Veterinário da UCS, em que atuou desde a criação até o final do curso, de estagiária a bolsista BIC-UCS. A experiência influenciou de forma definitiva em sua escolha pela área laboratorial, em especial na Patologia Clínica Veterinária. “Creio que, além da excelente estrutura que a UCS oferece aos alunos da Medicina Veterinária, os professores são o verdadeiro diferencial ao transmitirem não somente o conhecimento, mas o amor pela profissão e os ensinamentos para a vida”.

Fernanda, que também estagiou em clínicas veterinárias, laboratório e na Clínica de Pequenos Animais, na própria UCS, além de participar de eventos científicos, monitorias, ligas acadêmicas, campanhas e cursos de extensão, pretende, a partir da residência em Patologia Clínica Veterinária na UFRGS, seguir a trajetória acadêmica. “O sentimento é de felicidade e gratidão a todos que contribuíram e foram inspiração e incentivo durante minha caminhada”, afirma.

Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais
A caxiense Franciele Rossi dos Santos sempre quis ser médica veterinária, e a possibilidade de estudar na UCS ocorreu através de uma bolsa ProUni, com ingresso em 2013. A primeira disciplina cursada, de Anatomia Veterinária, gerou encanto pela ortopedia animal. “Como já gostava da área, fiquei fascinada, e daí nasceu minha paixão por cirurgia, em especial ortopédica”. Em sua trajetória de graduação, ressalta os profissionais que lecionaram. “Para mim, o principal diferencial da UCS é o cuidado que os professores têm com os alunos”, define, lembrando da disposição em esclarecer dúvidas e aconselhar. A egressa não teve dificuldade em ingressar no mercado de trabalho após formada, e já tem experiência na área clínica e cirúrgica de cães e gatos e em urgência e emergência. A opção pela residência se deu durante a graduação, pelo incentivo docente a um embasamento teórico avançado a partir de uma grande casuística de atendimentos, visando à excelência profissional. “Queria ser uma ótima profissional e sabia que, para a área que almejo, cirurgia de cães e gatos e ortopédica, um programa de residência médica veterinária me forneceria experiência prática sem igual”, explica, sobre a residência em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais que cursará na Universidade de Passo Fundo. “O sentimento pela aprovação foi de euforia. Sinto-me muito grata por ter a oportunidade de realizar meu sonho de ingressar na residência”.

Clínica Médica de Animais de Companhia
Gustavo Baldasso também iniciou os estudos em Medicina Veterinária em 2013. Da trajetória, que o farroupilhense conciliou com a prática profissional, ele destaca as disciplinas de patologia clínica e clínica médica de cães e gatos, além de seus professores, “de fundamental importância para que percebesse o quanto me identifico pela busca do diagnóstico e escolhesse minha área de atuação”. O egresso pontua a evolução conquistada a partir da graduação, percebendo, ao longo dos semestres, e com as trocas propiciadas, os resultados de estudo e dedicação. “Acredito que os docentes estejam entre os diferenciais do curso, por sua capacidade de transmitir conhecimentos para além da sala de aula, orientando e auxiliando o aluno além da técnica”, afirma, fator que acredita refletir no alto número de egressos aprovados em residências em diversas instituições do país.

Durante a graduação, Gustavo pôde aprimorar seus conhecimentos técnicos com estágios na área comercial, de patologia clínica e clínica médica de pequenos animais. O interesse em continuar a trajetória de aprendizado em um programa de aprimoramento se deu a partir do relato dos professores sobre esse momento de suas carreiras e durante seu estágio curricular na PUC-PR, ao ver a rotina dos residentes. Após cursar a residência na área de Clínica Médica de Animais de Companhia na PUC-PR, o egresso pensa em seguir na área acadêmica ou se especializar dentro da clínica médica, com afinidade pela cardiologia veterinária.

Patologia Clínica Veterinária
Natural de Santa Cruz do Sul, Tamara Franco fixou residência em Caxias do Sul em 2013, e ingressando na segunda turma da graduação em Medicina Veterinária na UCS, a bolsista do ProUni iniciava uma trajetória de cinco anos de estudos. Apesar de o curso ainda ser novidade na Instituição à época, ela considera que nunca deixou a desejar para quem soube aproveitar as oportunidades. “Resultado são tantos colegas, residentes e profissionais excelentes que se formaram na UCS”. Na trajetória, Tamara destaca os períodos de estudos na biblioteca, as saídas a campo e a interação com colegas e professores, “excelentes e repletos de vontade de compartilhar o que sabem. Cresci como pessoa dentro da Universidade, e todas as disciplinas cursadas, inclusive as básicas, foram muito importantes para concluir meu ciclo acadêmico”, define. Entre as vivências do período de estudos estiveram a monitoria da disciplina de Patologia Clínica no Laboratório de Análises Clínicas e um estágio no Zoológico da UCS.
A aprovação para cursar residência em Patologia Clínica Veterinária na Universidade Federal de Santa Maria – que se aproxima de sua cidade natal e onde realizou estágio curricular, é um novo passo em sua caminhada na Medicina Veterinária. “Pretendo concluir a residência e exercer a profissão com essa especialidade, não descartando, ainda, a possibilidade de cursar mestrado e doutorado”, projeta.

Fotos:Claudia Velho e Divulgação