Em congresso sobre defesa nacional, acadêmicos de Direito abordam a proteção de refugiados
Trabalho considerou a responsabilidade das instituições de Ensino Superior para a concretização dos objetivos do Direito Internacional dos Refugiados no Brasil
Estudantes de Direito da Universidade de Caxias do Sul tiveram artigo científico classificado para o XIX Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN), realizado na última semana, na Escola Naval da cidade do Rio de Janeiro. A conquista rendeu aos alunos participação no evento, entre os dias 22 a 26 de julho, custeada pelo Ministério da Defesa. Integraram a comitiva os alunos Ana Luísa Antoniolli, Isadora Rosa Zolet e Willian Bussolotto Bocalon, do Campus de Nova Prata (CPRA), Ana Luíza Ilher Ferreira, do Campus de Bento Gonçalves (CARVI), e a professora Jussara de Oliveira Machado Polesel.
Intitulado “O papel da curricularização da extensão nas universidades para a concretização dos objetivos do Direito Internacional dos Refugiados no Brasil”, o artigo buscou evidenciar a posição das instituições de Ensino Superior e seus entes no acolhimento destas comunidades. Os autores destacaram a relevância da temática à Defesa Nacional, sobretudo pelas crises de refugiados no planeta, defendendo o trabalho conjunto entre países, organizações internacionais e governamentais, Forças Armadas e sociedade civil como caminho para alcançar a plena proteção aos refugiados.
Professora-orientadora do projeto, Jussara de Oliveira Machado Polesel enalteceu o empenho na pesquisa científica, nos resultados alcançados e na apresentação durante o evento. “Todo o processo foi muito gratificante, tenho certeza que todos voltaram pra casa com o sentimento de missão cumprida”. A docente reforçou que a participação reflete o compromisso da UCS com os temas de relevância global e “o envolvimento ativo dos estudantes no cenário acadêmico nacional”.
Esta edição do Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional foi organizada pela Escola Superior de Defesa (ESD) e reuniu representantes de 32 instituições de Ensino Superior e Civil, de escolas de formação de oficiais, do Instituto da Aeronáutica e da Universidade da Força Área, totalizando 309 congressistas de 14 estados.
Fotos: Acervo Pessoal/Divulgação