Em encontro com professores, reitor destaca a relevância do fator humano para a interação acadêmica.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 31/07/2018 | Editado em 08/08/2018

Na Universidade de Caxias do Sul, a preparação dos docentes é intensa para cada novo semestre: as aulas do período letivo 2018/4 se iniciam nesta quarta-feira, 1º de agosto, e os professores, que já participaram ontem de uma Mostra de Boas Práticas sobre o Trabalho Discente Efetivo, seguem, nesta terça-feira (31), com os encontros por Área de Conhecimento. Na noite de segunda-feira (30), o grupo participou do tradicional Encontro de Professores com a Reitoria, evento de boas-vindas, que visa alinhar o corpo docente às estratégias da gestão superior. A atividade, no UCS Teatro, teve início com uma apresentação do Coro Juvenil do Moinho UCS.

Desempenho e sustentabilidade

O diretor Administrativo e Financeiro da UCS, professor Candido Luis Teles da Roza, apresentou o desempenho econômico-financeiro no primeiro semestre de 2018. Sua reflexão sobre um contexto econômico, político e social, que definiu como complexo e desafiador, com dificuldades que alcançam o ensino superior, abordou a busca por alternativas e soluções como medidas de gestão para a construção de um ambiente de estabilidade. “Para superar os desafios que nos cercam se faz necessário investir em excelência, o que parece estar diretamente associado ao planejamento, ferramenta de gestão que conduzirá nossos pensamentos e ações, processo decisivo para identificar as soluções que proporcionarão à UCS as condições para sua perpetuidade”, definiu o diretor, agradecendo a todos pelo diálogo construtivo estabelecido.

O diretor também mencionou resultados positivos que já vêm sido colhidos – como os do Programa UCSTec, voltado às novas necessidades do mercado – e a relevância de reafirmar a confiança no diferencial da Instituição: as pessoas que a compõem. “Não tenho dúvida de que seremos capazes de proporcionar um ambiente criativo, condição essencial para que se desenvolva, em sua plenitude, o potencial humano que ela possui. Se assim agirmos, acredito que superaremos o desafio de nosso tempo”, concluiu.

Potencializar a pesquisa e os programas de pós-graduação

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Juliano Rodrigues Gimenez, falou sobre a estrutura e atuação da pró-reitoria que conduz, que agregou as atribuições da antiga pró-reitoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, e o trabalho na busca pela sinergia entre seus elementos, que considera estruturantes. O professor ainda compartilhou dados sobre a pós-graduação stricto sensu na Instituição, com 18 programas de pós-graduação e 24 cursos: 16 mestrados e 8 doutorados, 2.085 mestres e doutores titulados pela Universidade, além dos programas de concessão de bolsas e projetos relacionados à oferta de formações. “O grande foco é aprimorar a comunicação dos resultados dos nossos programas de pós-graduação stricto sensu, potencializando as pesquisas que propiciem resultados concretos afirmando o valor da Universidade para a sociedade por seus resultados”.

Sua participação enfocou, ainda, o Plano Institucional de Internacionalização. “Já praticamos elementos de internacionalização e a importância da troca internacional”, afirmou. Outros dados compartilhados com os professores foram referentes aos programas de iniciação científica e tecnológica, que reúnem 219 bolsistas, ao crescimento na área da pós-graduação lato sensu e o TecnoUCS, com aceleração de negócios, projetos e serviços, além dos desafios que se apresentam ao trabalho. “Atuando em uma universidade como a UCS, temos todas as liberdades e elementos para criar e propor alternativas”, afirmou.

Para onde vamos? O que está no horizonte?

A fala da pró-reitora Acadêmica, professora Nilda Stecanela, voltou-se ao processo de reestruturação curricular dos cursos de graduação  – que definiu como enfoque principal da pró-reitoria – e o movimento para garantir princípios e diretrizes institucionais. Em sua apresentação, a pró-reitora traçou o percurso da implantação do processo de reestruturação curricular, com seus subprojetos e fluxo de trabalho;  sua interface com o Planejamento Institucional à luz das diretrizes institucionais; o contexto em que foi implantado; e o que se espera desse processo que envolve todos os cursos e professores da Instituição. Ela também tratou dos desafios para alcançar a sustentabilidade e ao mesmo tempo manter a indissociabilidade da tríade – ensino, pesquisa e extensão – e a identidade institucional, em um momento em que as instituições de ensino superior sem fins lucrativos estão sendo pressionadas pelo contexto externo.

“Talvez a palavra que possa estar associada à resposta das perguntas para onde vamos e qual é o nosso horizonte seja engajamento: todos somos responsáveis pela construção desse caminho”. Nesse contexto, a pró-reitora valorizou a efetivação das práticas do Projeto Pedagógico Institucional e o fortalecimento da relação professor-aluno. “A relação pedagógica implica em vários elementos e envolve a todos, alunos e professores, em torno de um universo de conhecimento, diálogo e posturas”, afirmou.

A relevância do fator humano

O reitor Evaldo Antonio Kuiava encerrou o Encontro reforçando sua gratidão a todos gestores, diretores, coordenadores de curso e docentes, ressaltando sua convicção nos caminhos adotados e trilhados pela Instituição. Ao relembrar o nascimento da UCS como iniciativa para auxiliar a comunidade regional, que se expandiu, ele reafirmou a vocação comunitária da Instituição, por meio dos 25 anos de regionalização, comemorados neste ano. O reitor reforçou a inserção nacional e internacional, e a interação empresarial na prestação de serviços. A atuação está pautada pelas diretrizes institucionais, relembrados na ocasião: Excelência acadêmica, desenvolvimento das pessoas e da região; Inserção acadêmica nacional e internacional; Empreendedorismo e inovação; e Sustentabilidade institucional.

O reitor também abordou os desdobramentos do PDI que incluem projeto de reestruturação curricular, Programa UCSTec, projeto de educação a distância, Plano Institucional de Internacionalização e Inovação e Parque de Ciência e Tecnologia. Definindo o momento como de travessia, lembrou que a Universidade não está isolada do contexto social, por isso a importância do trabalho realizado para a estabilidade, sustentabilidade e horizontes. “É preciso aprender a conviver com a crise. De que forma? Criando e propondo, movimentando-se”, sugeriu. Por fim, destacou a relevância do fator humano na interação com os acadêmicos: “O professor não faz a diferença para o aluno só por aquilo que sabe, mas por aquilo que é enquanto ser humano. Desejo que cada um possa fazer a diferença na vida das pessoas. Que ao multiplicar conteúdos e conhecimentos, possamos multiplicar pessoas que pensem de forma criativa, ativa”, incentivou.

O presidente da Associação dos Docentes da UCS (ADUCS), professor João Vicente Franco de Godolphim, em sua saudação aos colegas, lembrou do trabalho da entidade na representação dos docentes, socializando informações sobre ações e acontecimentos e oferecendo estrutura e serviços. “Um novo semestre se inicia, muitos aprendizados e desafios nos aguardam, e, mais uma vez, os professores reforçam seu comprometimento com a nossa Instituição, assumindo o protagonismo na execução e busca da sustentabilidade. Todos temos o mesmo objetivo: continuar sendo uma Universidade reconhecida no Estado e no País e vamos, juntos, continuar trabalhando para isso”.

Fotos: Bruno Zulian