Em nova edição, Série Concertos ao Entardecer apresenta grupo Choros de Balcão
Entrada é franca para atração no dia 25 de setembro, domingo, na Sede Social do Recreio da Juventude
A Série Concertos ao Entardecer, que tem a Universidade de Caxias do Sul entre seus realizadores, apresenta no dia 25 de setembro, domingo, o grupo Choros de Balcão. Com entrada franca e a sugestão da doação de alimentos não perecíveis, a atração tem início às 18 horas, na Sede Social do Recreio da Juventude (Rua Pinheiro Machado, 1762).
Criado em 2013, pelo flautista Daniel Balconi, em Caxias do Sul, o grupo Choros de Balcão é hoje formado por Léozão Reis (pandeiro), Eduardo Santos (violão sete cordas), Beto Scopel (trompete) e Rafael De Boni (acordeon). Inspirado nos grandes autores do estilo, busca ressignificar a identidade da cultura brasileira através do choro em uma cidade de colonização italiana fortemente influenciada pela cultura gaúcha e americana.
O repertório base conta com canções de Chiquinha Gonzaga, como Gaúcho – O Corta Jacas; Tom Jobim e Vinicius de Moraes, com Água de Beber; e obras de Pixinguinha, como Lamentos e Carinhoso; além da autoral Choro do Gabi, de Rafael De Boni e Valdir Verona.
A iniciativa é uma realização do Museu Municipal de Caxias do Sul – Secretaria Municipal da Cultura e da UCS, com apoio cultural da Unimed Nordeste – RS, apoio do Recreio da Juventude e do Lions EduC, e financiamento pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul
Choros de Balcão – Ao participar de projeto de financiamento público em que levava o choro às praças e parques da cidade, e do evento Aldeia SESC, comemorativo aos cem anos do samba, o grupo ganhou notoriedade. Os músicos foram os idealizadores da comemoração caxiense pelo Dia Nacional do Choro que, em 2019, tornou-se a Semana do Choro na Serra gaúcha. Em 2020 gravaram o primeiro clipe, com o tema “Choro do Gabi”, produzido com recursos de edital da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul. No ano seguinte, protagonizou uma live em parceria com o SESC Caxias do Sul, mantida para 2022, que incluiu a organização e curadoria da Semana SESC de Choro, que teve oficinas e espetáculos.