Em parceria com Vinícola Cave do Sol, Dolce Italia, da Escola de Gastronomia da UCS, abre as portas no Vale dos Vinhedos

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 15/07/2022 | Editado em 19/07/2022

Novo restaurante expande conceito estabelecido em Flores da Cunha para aliar culinária italiana à contemporaneidade em um dos mais atraentes espaços do turismo nacional

Os cenários viníferos do Vale dos Vinhedos passam a contar com uma opção reconhecida pela valorização da enogastronomia: o Ristorante Dolce Italia, da Escola de Gastronomia da UCS. O novo espaço abriu as portas na Vinícola Cave do Sol, em Bento Gonçalves, em evento realizado no dia 14 de julho, destinado a convidados e que apresentou as novas instalações do empreendimento culinário.

O restaurante inicia os atendimentos ao público a partir de segunda-feira, dia 18 de julho, com capacidade para acolher até 120 pessoas simultaneamente. O projeto arquitetônico combina elementos rústicos de madeira em um cenário vinícola, num espaço de 176 m²; a capacidade do estacionamento é para 100 veículos. Diariamente duas possibilidades de menu estarão disponíveis aos clientes, com a valorização de ingredientes regionais, convergindo a culinária italiana a um conceito moderno e contemporâneo de enogastronomia.

A proposta segue a já desenvolvida no restaurante da Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha. É de lá, inclusive, que vem a Família Passarin, proprietária da Cave do Sol, e que fez o convite para que a Escola de Gastronomia da UCS se instalasse na vinícola.

Além dos serviços do restaurante, o espaço deve acolher possibilidades de formação na área enogastronômica, a partir de cursos de curta duração.

Dolce Italia no Vale dos Vinhedos

  • Capacidade para 120 pessoas
  • Área de 176 m²
  • Estacionamento para 100 veículos
  • Elevador e rampa de acesso para necessidades especiais
  • Ar condicionado em todos os ambientes
  • Cardápio com ingredientes regionais e variações semanais, em duas opções de menu: Sugestão do Chef, com entrada, prato principal e sobremesa; e Dolce Italia, com maior sequência de pratos e quatro opções de entrada, primeiro prato, segundo prato e sobremesa
  • Funcionamento: dias da semana (exceto terças-feiras), das 12h às 14h; e finais de semana e feriados, das 12h às 15h
  • Proposta de realização de oficinas e workshops no local

Solenidade

Gelson Leonardo Rech
Família Passarin: Cristiane, Cristian, Arlete e Arnaldo.

Anfitrião, o fundador da Cave do Sul, Arnaldo Passarin, saudou os presentes. “É um prazer estar aqui com os senhores, nesta noite que me deixa muito comovido”, afirmou, sobre o momento que definiu como de vitória. O patriarca dos Passarin dedicou um agradecimento especial à sua família, pela força que lhe deu ânimo para conduzir a empresa. Sua filha, Cristiane, diretora da vinícola junto ao irmão Cristian, também agradeceu ao pai, “que tem um lindo coração, nos incentiva a seguir em frente, empreender e a correr atrás. É um exemplo de vida”. Sobre o Dolce Italia, considerou: “Para Bento Gonçalves e região, a UCS está trazendo coisas maravilhosas, não só um grande restaurante com uma culinária que acreditamos que será a melhor do Rio Grande do Sul, mas workshops para os turistas e pessoas da comunidade”. Cristian manifestou alegria pela iniciativa. “Esta parceria é muito especial para nós”.

Fabiano Larentis

O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, conduziu a solenidade que marcou o início das operações celebrando as parcerias. Em Bento, especialmente, elas se iniciaram a partir da relação com a Fundação Educacional da Região do Vale dos Vinhedos – FERVI – com a qual um convênio deu origem à instalação do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em 1993. “Vamos, cada vez mais, evoluindo. Somos bem acolhidos regionalmente por levarmos o conhecimento e sermos parceiros, nunca competidores. Formamos pessoas para que criem seus negócios”. O reitor conectou a iniciativa à missão da Instituição, de difundir o conhecimento. “A nossa Universidade quer, de fato, desenvolver a região. Ela nasceu para isto, há 55 anos”.

O sub-reitor da UCS em Bento Gonçalves, professor Fabiano Larentis, afirmou a satisfação pela inauguração. “Um espaço que é significativo, não apenas para a família Passarin, que iniciou o processo de nos procurar, mas, também, para a Universidade de Caxias do Sul, que reforça seus laços comunitários celebrando a gastronomia”. Ele manifestou, ainda, gratidão a todos os que se envolveram no projeto: equipes administrativas e acadêmicas, e a família Passarin.

Mauro Cingolani
Diogo Siqueira

Apresentando aos convidados o menu da noite, o diretor da Escola de Gastronomia da UCS, chef Mauro Cingolani, destacou a culinária italiana, “que é a nossa filosofia, que representa a Escola de Gastronomia de Flores da Cunha, da UCS, e é símbolo do Dolce Italia e de todos os empreendimentos sob essa marca”.

O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, prestigiou a solenidade. “É uma noite especial, momento para prestigiar o empreendedorismo que temos em Bento”. O líder do poder público municipal compartilhou a demanda por mão de obra qualificada em todos os setores da economia, a exemplo da gastronomia, do turismo e da hotelaria, assim como no âmbito metalmecânico. “Quanto à UCS, Bento Gonçalves precisa cada vez mais do ensino, conhecimento é poder”, em um contexto local que definiu como de desenvolvimento. “Esse empreendimento será mais uma grande conquista para nossa Bento Gonçalves”, celebrou, também parabenizando o espírito visionário da família Passarin.

Fotos: Bruno Zulian

Cave do Sol, sede do novo Dolce Italia em Bento Gonçalves. Foto: Acervo Cave do Sol

Cave do Sol – Com uma área de 36,6 mil metros quadrados, 5.125 de área construída e 2.367 destinados ao enoturismo, a Cave do Sol, no Vale dos Vinhedos, propõe a imersão em um cenário que mistura arte e história. A referência é a trajetória da família Passarin – que iniciou a produção artesanal de vinho em 1927, passou pela aquisição da União de Vinhos do Rio Grande, em 1973 -, e da vinicultura brasileira. Projetada para receber, oferece vinhos, espumantes e sucos elaborados com uvas cultivadas na Serra Gaúcha, na Campanha Gaúcha e na Serra do Sudeste. Entre as experiências promovidas pela vinícola estão degustações, visitas guiadas e atividades como yoga, meditação e programação para as crianças.

Sede da ESLAG em Flores da Cunha. Foto: Claudia Velho

 

ESLAG – As operações da Escola de Gastronomia da UCS tiveram início em 2004, em Flores da Cunha. No município, são desenvolvidas atividades didático-pedagógicas dos cursos voltados à enogastronomia italiana e também tem sede a primeira unidade do Ristorante Dolce Italia, em funcionamento acadêmico desde 2006, junto à Escola, e que em 2017 passou a realizar atendimento semanal à comunidade e prestação de serviços a eventos externos. Hoje, o empreendimento é referência regional. Em 2019, a Escola de Gastronomia também inaugurou o Dolce Italia Caffè, na abertura da UCS Livraria, no Campus-Sede. E em 2021, o Dolce Italia Ristorante Universitário.