Em seus 50 anos, Fundação Educacional da Região dos Vinhedos homenageia os que contribuíram à trajetória da entidade
Criação da FERVI oportunizou a difusão do Ensino Superior em Bento Gonçalves e, posteriormente, a implantação do campus universitário da UCS no município
Homenagear os 50 anos da Fundação Educacional da Região dos Vinhedos – FERVI e seu protagonismo na pauta educacional no município de Bento Gonçalves foi o objetivo da reunião solene do Conselho Diretor da entidade realizada no dia 24 de setembro, na sede da UCS Bento. A Fundação, criada em 1972, foi parceira da Universidade na difusão do Ensino Superior em Bento Gonçalves e, posteriormente, na implantação do campus universitário da UCS no município.
O presidente da FERVI, Nestor José Caon, conduziu o encontro, que teve a presença do prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, do presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), José Quadros dos Santos, do reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Leonardo Rech, e do sub-reitor do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, Fabiano Larentis, entre outros líderes municipais e regionais, instituidores e colaboradores da FERVI.
O evento teve o descerramento da Galeria dos Presidentes, que voluntariamente dedicaram-se, junto às suas diretorias, para a manutenção e o desenvolvimento da Fundação Educacional da Região dos Vinhedos. Os retratos são pinturas da artista Júlia Pasquali.
Ainda, receberam homenagens os integrantes da gestão atual da FERVI, bem como seus instituidores e primeiros conselheiros, os sub-reitores do Campus Universitário da UCS, e os professores à época do comodato estabelecido entre FERVI e FUCS, em 1993.
UCS e FERVI em Bento Gonçalves
Instalado em março de 1968, nas dependências da Escola Federal de Viticultura e Enologia – por meio de um convênio entre a Universidade de Caxias do Sul e o Ministério da Educação –, o primeiro curso superior em Bento Gonçalves foi o de Ciências Econômicas, à época denominado Faculdade de Economia e Administração Campus Bento Gonçalves. Foi o primeiro curso superior do Campus Universitário de Bento Gonçalves – hoje, Campus Universitário da Região dos Vinhedos – e fora da sede, em Caxias do Sul.
Segundo o professor José Carlos Köche, que foi sub-reitor do Campus e vice-reitor da UCS, na publicação UCS: 50 anos de uma universidade comunitária, “em 1970, a UCS abriu também as extensões dos cursos de Letras, licenciatura plena em Língua Portuguesa e Inglesa, e Literatura Brasileira e Portuguesa, bem como o curso de Ciências – Licenciatura Curta”. Esses cursos eram mantidos e administrados pela UCS. “Porém, por serem cursos estabelecidos fora de sua sede, a legislação federal impunha a exigência de, para obterem reconhecimento do MEC, terem uma mantenedora responsável própria estabelecida na sede de funcionamento, desvinculando-os da antiga mantenedora, no caso, a UCS”.
Assim, em 1972, foi criada a Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (FERVI) e criados, também, novos cursos. Em 1993 foi assinado um comodato entre a Fundação Universidade de Caxias do Sul e a FERVI, objetivando “a integração entre as duas instituições, tendo em vista a ampliação do ensino superior em Bento Gonçalves”. O resultado foi a criação do Campus Universitário da Região dos Vinhedos – CARVI.