Em sua 14ª edição, Concurso UCS/Cootegal Design de Moda revela vencedores.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 06/07/2018 | Editado em 06/07/2018

A noite desta quinta-feira, 5 de julho, marcou a revelação dos vencedores da 14ª edição do Concurso UCS/Cootegal Design de Moda. A primeira colocação foi concedida ao acadêmico Gabriel Mazzuco Bressiani (fotos ao lado), premiado pela Cootegal com uma viagem nacional para participar de feiras, eventos ou cursos da área de moda de seu interesse.

O trabalho de Gabriel, intitulado Três, é relacionado a um numeral que se evidenciou de forma instintiva durante seu processo de criação. “No exercício da caixa de memórias, que resgatava lembranças passadas e da infância, percebi que o número estava presente com frequência, inclusive na quantidade de elementos usados para representar uma mesma história”, revela. Além das vivências e realidades pessoais conectadas ao número três – a exemplo da tríade de mulheres importantes na sua vida, formada por sua mãe, vó e madrinha – a pesquisa do estudante ainda considerou significações e simbologias ligadas ao numeral, desde religiosas até místicas, mitológicas e de contos de fadas, que resultaram em uma coleção de dancewear, voltada a bailarinos.

O acadêmico, que até então nunca havia trabalhado com lã, exalta a experiência acrescida pela visita à fabrica da Cootegal, que permitiu acompanhar o processo de produção do tecido, e pela revisão e aprofundamento das técnicas de moulage. “Estou orgulhoso por todos os trabalhos apresentados”, define, destacando a alegria por ver sua produção reconhecida e a dedicação, união, troca de energias e evolução vivenciadas pela turma.

Menção honrosa também foi concedida à Marina Raiama Telles.
Daniela Ribeiro de Vargas recebeu menção honrosa.

Receberam menções honrosas as alunas Daniela Ribeiro de Vargas, pelo trabalho Out.li.er, e Marina Raiama Telles, pela produção intitulada Ancestral. A abordagem de Marina valorizou a ancestralidade carregada por cada um, a sabedoria que consegue passar por gerações. “Esse trabalho fala sobre a minha história, minha referência paterna na vida, que é meu bisavô, vô. Militar, negro, pobre, forte, pai, pai de novo, e pai mais uma vez. Minha inspiração de fortaleza, bravura, boas lembranças e amor”. Já as inspirações de Daniela circundaram seu irmão e questionaram o motivo de o mundo parecer não estar preparado para alguém como ele, uma pessoa com deficiência. Out.li.er significa uma pessoa ou coisa diferente de todos os outros membros de determinado grupo ou conjunto. “A coleção, em sua essência, traz o conviver para conhecer. Seus detalhes são um convite para todos buscarem ampliar seus conhecimentos sobre as mais diversas formas que uma pessoa pode ter/ser”, explica.

Concurso
O Concurso UCS/Cootegal Design de Moda promoveu a apresentação de looks das coleções desenvolvidas pelos acadêmicos da disciplina Projeto de Moulage, a partir de referências e reflexões particulares. O objetivo foi proporcionar experiências práticas no manuseio de tecidos nobres de lã pelo processo de moulage criativa e no desenvolvimento de uma coleção autoral.

Coordenadora da disciplina Projeto de Moulage, ministrada com a docente Gilda De Ross, a professora Adriana Job Ferreira Conte considera o processo de desenvolvimento do trabalho pelos alunos muito gratificante, momento em que o aluno busca se conhecer melhor como pessoa, em trajetória e identidade, auxiliando na produção de trabalhos autorais, com sua assinatura.

Avaliação
A banca avaliadora, composta por representantes da Cootegal e profissionais do mercado da moda, avaliou os looks confeccionados considerando inovação, fidelidade ao tema e qualidade na execução da peça.

Integraram o grupo de avaliadores: a especialista em ilustração digital e design de superfície Eliane Godoes Manica, pós-graduada em Design de Moda, proprietária da marca Só Tubinhos e estilista na Casa Magnabosco; o técnico têxtil especialista em design de tecidos Mário Roque Basso, que foi docente do curso de Moda na UCS, atua na empresa Sultextil e desenvolveu coleções na Cootegal por mais de 30 anos; o tecnólogo têxtil Clark Moschen, coordenador de setores e conselheiro administrativo da Cootegal; o designer de moda formado pela UCS Renan Isoton, vencedor do 36º prêmio UCS/Sultextil e coordenador do Banco do Vestuário; e Rosane Bordin, sócia da Cootegal e responsável pelo departamento de vendas da empresa.

Participantes
Além dos alunos premiados, participaram desta edição os acadêmicos Carolina de Lima Toledo, Fernanda Rossato Pasqual, Irina Cristina Rosa Lemos da Silva, Juliana Gasperin da Silva, Marcela Schmitt Salvador, Paula Roberta Gonçalves Sampaio, Raquel Lira, Thaís Cavazzola e Victória Abreu Guerra.

Fotos: Claudia Velho