Em tempos de isolamento social bancas de Mestrado e Doutorado são online e síncronas.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 15/05/2020 | Editado em 28/07/2023

O isolamento social devido à prevenção da pandemia da Covid-19 não interrompeu o calendário dos programas de pós-graduação da UCS. Bancas de qualificação e de defesa continuam ocorrendo, de forma síncrona através de videoconferências, muitas delas com a participação de professores de outras IES de Brasil e do Exterior.

As bancas síncronas permitiram dar andamento às atividades dos programas e a entrega dos diplomas aos concluintes, dentro do período previsto antes da pandemia. Uma maior utilização das ferramentas tecnológicas para a realização das atividades possibilitou dar continuidade às pesquisas, sem prejuízo à apresentação e discussão dos projetos de Mestrado e Doutorado.

Desde o início do período de isolamento social, em meados de março até 14 de maio, a Coordenadoria de Pós-Graduação Stricto Sensu já contabiliza a realização de 18 bancas de qualificação e 21 bancas de defesa de Dissertação dos cursos de Mestrado oferecidos pela Instituição. Em nível de Doutorado, foram realizadas 9 bancas de qualificação e 1 banca de defesa de Tese. ” As bancas ocorrendo de forma síncrona têm demonstrado a capacidade dos nossos programas de pós-graduação em lidar com situações de incerteza e instabilidade, tal como a atual pandemia. Além de garantirem os prazos previstos, todos temos aprendido com as nova tecnologias”, pontua o coordenador da Pós-Graduação, professor Fabiano Larentis.

Na foto acima, registro da defesa de Dissertação no Mestrado em Engenharia de Produção de João Rampon Neto, que apresentou o trabalho Sales and Operations Planning Implementation: A study in an automotive company, que teve a orientação do professor Paulo Fernando Pinto Barcellos e foi o primeiro trabalho a ser desenvolvido na língua inglesa.

Em menos de dois meses, 49 videoconferências

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Defesa de Dissertação de Mestrado
– Luan Hoffmann da Cruz
(orientadora: Luciene Eberle) – Projeto: O impacto da consciência da marca, da credibilidade da marca, da inovação percebida e da qualidade percebida na intenção de compra de marca de carros SUVS.
– Daniel Hank Miri (orientadora: Janaína Macke) – Projeto: Gamificação. motivação e engajamento no trabalho: um estudo qualitativo de múltiplos casos.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA
Qualificação para o Mestrado
– Falko König (orientadora:Joséli Schwambach) – Projeto – Influência e interação de Rizobactérias Promotoras do Crescimento de Plantas (RPCP) sobre o crescimento de Solanum lycopersicum L. – cv. Micro-tom.

MESTRADO PROFISSIONAL EM BIOTECNOLOGIA E GESTÃO VITIVINÍCOLA
Qualificação para oMestrado
– Eduardo Arbugeri (orientador: Guilherme Bergmann Borges Vieira) – Projeto: Proposição de ferramenta para escolha de enquadramento tributário em empresas do setor vitivinícola de Caxias do Sul.

Defesa de Dissertação de Mestrado
– Gisele Mion Gugel (orientador: Roberto Birch Gonçalves) – Projeto: Práticas de gestão ambiental voltadas à logística reversa de embalagens na indústria vinícola.

Experiência inovadora

“Foi uma solução muito conveniente e eficaz, garantindo a saúde de todos os envolvidos” – Lucas Troglio

O professor de História do município de Caxias do Sul, Lucas Troglio, qualificou seu projeto no Mestrado em História, no dia 11 de maio. Intitulado Política Sepultada: Saneamento, Meio Ambiente e Saúde Pública (1875-1928), o projeto é desenvolvido com a orientação da professora Katani Maria Monteiro Ruffato. Na banca de qualificação, realizada através de uma videoconferência, além da própria orientadora, participaram as professoras Cristine Fortes Lia (UCS) e a historiadora Elenita Malta Pereira, da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Lucas, que é egresso do curso de História da UCS, nos conta como foi a experiência:
–  “Fazer a qualificação para o Mestrado em História de maneira síncrona foi uma grata surpresa. Pude contar com o suporte técnico de uma funcionária da universidade durante todo o processo e o distanciamento físico entre nós não prejudicou de forma alguma a atividade. Em tempos de pandemia foi uma solução muito conveniente e eficaz, garantindo a saúde de todos os envolvidos”.

“Foi uma experiência diferente, mas tão proveitosa quanto teria sido de forma presencial”- Paula Sartori

A engenheira química Paula Sartori também fez o seu primeiro exame de qualificação para o Mestrado em Engenharia e Ciências dos Materiais, no dia 24 de abril, em sessão presidida pelo professor Marcelo Giovanela com a participação das professoras Eliena Jonko, Camila Baldasso e do professor Claudio Antônio Perottoni.

Paula apresentou em videoconferência o projeto  Recuperação de prata metálica a partir de pilhas do tipo botão para a preparação de híbridos de quitosana com propriedades bactericidas e avalia que apresentar a qualificação para o mestrado de forma online foi uma experiência diferente, mas tão proveitosa quanto teria sido de forma presencial. “O uso de plataformas digitais nos permitiu manter o prazo planejado e agora dar continuidade ao trabalho. Tive todo o apoio necessário do meu orientador, antes e durante a apresentação, bem como ótimas contribuições dos professores da banca”.

Essa avaliação é compartilhada com o seu orientador, professor Marcelo Giovanela, para quem a experiência  “mostrou claramente que, mesmo em tempos de isolamento social, é possível dar continuidade ao processo de formação/qualificação dos alunos de pós-graduação. Em tempos de pandemia, a UCS inova mais uma vez”.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
Qualificação para o Mestrado
– Fernanda Marçolla Weber (orientadora: Lessandra Michelin) – Projeto: Impacto operacional e econômico do uso de teste rápido molecular point of care para vírus sincicial respiratório e influenza A&B.
– Márcia Inês Boff Rizzotto (orientadora: Rosa Maria Rahmi Garcia) – Projeto: Perfil epidemiológico do hipotireoidismo congênito na população do Sistema Único de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO 
Defesa de Dissertação de Mestrado
– Bárbara Arruda (orientadora: Cleide Calgaro) – Projeto: Estado socioambiental de direito e agrobiodiversidade: o convivialismo na busca da preservação da diversidade ecológica e cultural.
– Suzane Girondi Culau Merlo (orientador: Leonardo de Camargo Subtil) – Projeto: Direito internacional das florestas para além dos estados: uma reflexão sobre os efeitos da soft law e da governança corporativa nas empresas do setor florestal.
– Ana Paula Luciano (orientador: Clóvis Eduardo Malinverni da Silveira) – Projeto: A responsabilidade civil ambiental frente aos riscos sociais, ambientais e laborais associados à nanotecnologia .
– Gerusa Colombo (orientador: Clóvis Eduardo Malinverni da Silveira) – Projeto: O estatuto jurídico do patrimônio genético no brasil: abordagem a partir do paradigma do comum.
– Mozart Leite de Oliveira Junior (orientador Wilson Steinmetz) – Projeto: Federalismo ambiental e conflito de competência:análise do poder de licenciar e poder de polícia dos entes federados diante da Lei Complementar 140/2011”.

Qualificação para o Mestrado
Maria Eliane Blaskesi Silveira (orientador Adir Ubaldo Rech) – Projeto: Descaminhos ambientais – o desafio de incluir áreas rurais no Plano Diretor do Município, com planejamento e gestão sustentável:. Uma leitura socioterritorial e socioambiental da área rural e o acesso ao Direito à cidade do habitante campesino.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA 
Qualificação para o Mestrado
– Lucas Troglio (orientadora: Katani Maria Monteiro Ruffato) – Projeto: Política Sepultada: saneamento, meio ambiente e saúde pública em caxias do sul – uma proposta para o ensino de história (1875 – 1928).

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO 
Defesa de Dissertação de Mestrado
Alana Silva Sgorla (orientadora: Eliana Rela) – Projeto: História da Educação Rural em Pinhal da Serra: Trajetórias Docentes (1963 – 1993).
Mariane Fruet de Mello (orientadora: Eliana Rela)  – Projeto: Memórias de escolarização na perspectiva da Escola Étnica Paroquial em Kronenthal/Vale Real – RS (1933 – 1965).
– Paula Bergozza (orientador: Francisco Catelli) – Projeto: Educação superior e formação de docentes: investigando as práticas pedagógicas dos estágios de química para atuação profissional.
Juan Bolivar dos Santos Pena Mujica – (orientadora: Cláudia Alquati Bisol) – Projeto: Travessias de uma experiência creep no Ensino Superior: Verdades, Relações e Subjetividades.

Qualificação para o Mestrado
– Rejane Maria Nascimento Kravetz – (orientadora: Carla Beatris Valentini) – Projeto: Letramento digital na formação inicial de professores de Licenciatura em Pedagogia: a visão dos discentes.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS
Defesa de Tese de Doutorado
– Andréia Inês Hanel (orientadora: Tânia Maris de Azevedo) – Projeto: A alteridade na relação locutor-enunciadores: potencialidades da teoria da polifonia para a qualificação do desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora.

Qualificação para o Doutorado
– Gilberto Broilo Neto (orientador: Márcio Miranda Alves) – Projeto: Fun design e a cultura do gótico: a leitura de artefatos culturais pelo viés do design e da cognição.
– Roberto Rossi Menegotto (orientador: Márcio Miranda Alves) – Projeto: Entre o fazer artístico e o contexto político: a história das histórias em quadrinhos em jornais de Caxias do Sul (1951-2000).
– Jorgemar Teixeira (orientador: Márcio Miranda Alves) – Projeto: Literatura e espiritismo: as práticas de leitura em um grupo de estudos espírita de Caxias do Sul.
– Samira Dall Agnol (orientador: Douglas Ceccagno) – Projeto: A leitura como experiência performática: Estudo das práticas leitoras de professores de Língua Inglesa.
– Larissa Rizzon da Silva (orientador: Sabrina Bonqueves Fadanelli) – Projeto: O gato comeu a sua língua? A metáfora conceptual nos instrumentos de avaliação e no processo de reabilitação da habilidade de leitura em casos de afasia.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIAS DOS MATERIAIS
Defesa de Dissertação de Mestrado
– Luiza Felippe de Lima (orientador: Robinson Carlos Dudley Cruz)  – Projeto: Efeito do teor de ferro na síntese de vitrocerâmicos de basalto.

Qualificação para o Mestrado
Aluna: Paula Sartori – (orientador: Marcelo Giovanela) – Projeto: Recuperação de prata metálica a partir de pilhas do tipo botão para a preparação de híbridos de quitosana com propriedades bactericidas.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA
Qualificação para o Mestrado
– Fernando Cechett (orientador: Marcos Alexande Luciano; coorientador: Leandro Luis Corso) – Projeto: Modelagem de programação dinâmica para sequenciamento de disciplinas aplicadas a planos curriculares.

Defesa de Dissertação de Mestrado
– Leonardo Martins Ströher (orientador: Carlos Alberto Costa) – Projeto: Análise de desempenho de um sistema fotovoltaico: comparação entre ensaios experimentais e simulação computacional.
– Marcelo Flores Bordin (orientador: Carlos Roberto Altafini) – Projeto: Análise técnico econômica para a implantação de uma usina de biometano com injeção na rede de gás natural.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PROCESSOS E TECNOLOGIAS
Defesa de Dissertação de Mestrado
– Mirela Oliveira Herzog Zunido (orientador: Ademir José Zattera) – Projeto: Avaliação da adição de nanoplaquetas de grafeno à resina éster-vinílica em compósitos com aramida para aplicação em blindagem.
– Thamires Vizioli Damo (orientadora: Rosmary Nichele Brandalise) – Projeto: Desenvolvimento e caracterização de compostos elastoméricos com aditivos de fonte renovável.
– Vanessa Biondo Rosa (orientador: Marcelo Godinho) – Projeto: Avaliação da utilização de agente antioxidante na reciclagem de resíduos de etileno-acetato de vinila (EVA) reticulado.
– Taís Caroline Turella – (orientadora: Venina dos Santos) – Projeto: Avaliação da remoção de pesticidas em vinho branco por membranas de microfiltração.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Qualificação para o Mestrado
– Gilberto Tomasi (orientador: Ademar Galelli) – Projeto: Elaboração de uma metodologia de desenvolvimento de excelência da qualidade nos processos de fabricação e montagem em uma indústria metalúrgica da Serra Gaúcha.

Defesa de Dissertação de Mestrado
– João Rampon Neto (orientador: Paulo Fernando Pinto Barcellos) – Projeto: Sales and Operations Planning Implementation: A study in an automotive company”, o primeiro do Programa a ser desenvolvido em língua inglesa.

.PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Defesa de Dissertação de Mestrado
– Daniele Holzchuh de Oliveira (orientadora: Laurete Zanol Sauer) – Projeto: Inclusão na Educação Básica: formação continuada para professores de estudantes com deficiência.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO E HOSPITALIDADE
Defesa de Dissertação de Mestrado
– Gabriel Godoi da Silva (orientadora: Luciane Todeschini Ferreira) – Projeto – Um sofá por vez: aproximações entre a voz institucional da rede couchsurfing e concepções teóricas de hospitalidade.

Qualificação para o Mestrado
– Gustavo Luis Toigo (orientador: Michel Bregolin) – Projeto: Os atos canônicos e a constituição de roteiros turísticos religiosos: um estudo de caso no Caminho Padre João Schiavo.
– Felipe João Gremelmaier (orientador: Michel Bregolin) – Projeto: Avaliação do potencial da cartografia colaborativa como instrumento para realização de inventário participativo e educação patrimonial.
– Morgana Pizzi Moraes (orientador:  Pedro de Alcântara Bittencourt César) – Projeto: A relação do morador com o espaço turístico de Bento Gonçalves-RS.
– Jennifer Bauer Eme (orientadora: Maria Luiza Cardinale Baptista) – Projeto: Quem não vive do mar, vive de quê? Sinalizadores do repuxo do turismo em Torres/RS, analisados a partir de narrativas de moradores.
– Vanessa Cristina Kukul (orientadora: Susana de Araújo Gastal) – Projeto: Turismo, Economia Criativa e Carnaval: a cadeia produtiva do Bloco da Ovelha, Caxias do Sul/RS.
– Jóice dos Santos Bernardo (orientadora: Maria Luiza Cardinale Baptista) – Projeto: Trama de marcas turístico-comunicacionais no processo de desterritorialização de ‘sujeitos entre mundos’.
–  André Luiz Machado dos Santos (orientadora: Susana de Araújo Gastal) – Projeto: O charque e sua presença histórica, cultural e gastronômica em Pelotas-RS [Brasil]: possibilidades para o Turismo.

Qualificação para o Doutorado
– Jacqueline Maria Corá (orientador: Pedro de Alcântara Bittencourt César) – Projeto: As práticas contemporâneas destinadas à oferta cultural e criativa existentes em Caxias do Sul e suas possibilidades para o lazer e o turismo.
– Francielle de Lima (orientadora: Marcia Maria Cappellano dos Santos) – Projeto: A dimensão pedagógica intrínseca ao Turismo perspectivada na concepção de Cidade Educadora e na proposição de Políticas Públicas de Turismo.
– Silvana Padilha Flores  (orientadora: Marcia Maria Cappellano dos Santos) – Projeto: Hospitalidade, sob a ótica do aluno, em uma Universidade Comunitária Multicampi: dimensões constitutivas de relações sociodinâmicas de acolhimento – o case UCS/BR.
– Letícia Indart Franzen (orientadora: Marcia Maria Cappellano dos Santos) –  Projeto:  Acessibilidade em relações de hospitalidade/acolhimento de Pessoas com Deficiência (PCDs) e Pessoas com Mobilidade Reduzida (PMRs), residentes ou visitantes/turistas: Balneário Camboriú/Santa Catarina/Brasil, como Corpo Coletivo Acolhedor (CCA).