Encontro no CARVI para qualificar 1,8 mil professores da 16ª Coordenadoria Regional de Educação.
Inovação, pesquisa, ética, relações interpessoais e educação inclusiva, bem como ferramentas pedagógicas e estratégias de ensino-aprendizagem. Essas e várias outras abordagens pautaram as 74 palestras e oficinas do II Encontro de Qualificação Docente da 16ª Coordenadoria Regional de Educação. Realizado em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, no Campus Universitário da Região dos Vinhedos (CARVI), o evento reuniu aproximadamente 1.800 professores nesta quinta e sexta-feira (dias 19 e 20/07).
Os docentes estarão aptos a aplicar os conhecimentos e reflexões no trabalho que desenvolvem em 74 escolas da rede pública estadual, nas 25 cidades de abrangência da 16ª CRE: André da Rocha, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Dois Lajeados, Fagundes Varela, Garibaldi, Guabiju, Montauri, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Paraí, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Valentim do Sul, Serafina Corrêa, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.
Palestras e oficinas
Deram boas-vindas aos participantes, no início das atividades, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS, Juliano Rodrigues Gimenez, o coordenador da 16ª Coordenadoria Regional da Educação, Leonir Olimpio Razador, o diretor acadêmico do CARVI, Fernando Ben, o promotor da Infância e Juventude de Bento Gonçalves, Elcio Resmini Meneses, e o coordenador de Extensão da UCS, Gilberto Hummes. Além de agradecer a presença do público, os pronunciamentos exaltaram a relevância do evento para a qualificação docente. Também teve tom de gratidão a abertura do último dia da realização, por meio das falas do reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, e do vice-reitor da Instituição e sub-reitor do CARVI, Odacir Deonisio Graciolli, que destacaram as parcerias estabelecidas com entidades, como a 16ª CRE. A solenidade desta sexta-feira ainda teve a presença do diretor acadêmico do CARVI, Cicero Zanoni.
Sob o tema Compartilhando Conhecimento, Experiências, Saberes e Fazeres, o encontro dividiu-se em blocos de atividades, ministradas por professores, mestrandos e doutorandos da UCS, e profissionais da comunidade. Entre os destaques, com grande registro de público, estiveram as palestras Empreendedorismo e inovação na educação, ministrada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS, Juliano Rodrigues Gimenez, diretor da Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias; A coisificação da relação pedagógica no cotidiano escolar, ministrada pela pró-reitora Acadêmica da UCS, Nilda Stecanela; e também as abordagens Entendendo a ética e Conhecendo e transitando a Base Nacional Comum Curricular, apresentadas pelos professores Miguel Angelo Santin e Simone Côrte Real Barbieri, respectivamente.
No encerramento, os participantes participaram de uma atividade promovida por acadêmicos do curso de graduação em Educação Física.
[Veja a lista completa das atividades realizadas]
Parceria e proposta
O coordenador de Extensão da UCS, Gilberto Hummes, que coordenou o evento junto com os diretores acadêmicos do CARVI, Fernando Ben e Cicero Zanoni, explica que as abordagens foram definidas em conjunto com a 16º CRE a partir das necessidades docentes. “Os conteúdos contemplaram temas relacionados ao dia a dia das escolas”, resume. Em relação à primeira edição, também organizada pela Universidade, em 2017, Hummes destaca a evolução em quantidade de público e de palestras e oficinas oferecidas.
O coordenador da 16ª CRE, Leonir Olimpio Razador, ressaltou sua gratidão e satisfação, constatando a presença, aceitação e envolvimento de professores, diretores e funcionários das escolas para a partilha de conhecimentos, ideias e experiências. “É um universo que se movimenta dentro da UCS, espaço de excelência no saber com profissionais de alta qualidade”, define.
Ele explica que a determinação das propostas contemplou a percepção dos professores sobre as necessidades da realidade educacional, e que elas conectam-se à Base Nacional Comum Curricular com plano de fundo na formação integral – não limitando-se à aplicação do conteúdo programático, projetam como ele será empregado socialmente. “Compreendem o mundo em que vivemos, que demanda ambiente de ensino e conteúdos programáticos que não são fechados, mas, sim, a serviço da sociedade e da construção de seres éticos, responsáveis e capazes de interpretar a realidade”, afirma. Ele ressalta, ainda, que as ideias trabalhadas permearão as ações dentro das escolas ao longo do tempo, e que a atualização dos docentes é contínua, considerando a velocidade de transformação do contexto de ensino.
Fotos: Paula Larentis