Engenharia Civil: aprovada em seleção nacional, estudante tem experiência de estágio em construtora no Rio.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 07/03/2019 | Editado em 07/03/2019

Entre quase 4 mil inscritos, Jéssica Santos Rossi foi uma entre os dez alunos selecionados para participar de programa da Construtora Queiroz Galvão, com aprendizados no segmento da construção pesada.

Neste ano, as férias de verão da estudante Jéssica Santos Rossi, do nono semestre do curso de Engenharia Civil da Universidade de Caxias do Sul, foram de muito aprendizado, para além da sala de aula. A acadêmica participou, durante um período de 30 dias, entre janeiro e fevereiro, de um programa de estágio da Construtora Queiroz Galvão, no Rio de Janeiro.

A oportunidade divulgada pelo coordenador da graduação em Engenharia Civil Vinício Cecconello despertou o interesse da acadêmica, que considerou a trajetória de mais de seis décadas da empresa no segmento de construção pesada e a referência em qualidade e inovação tecnológica, aliadas à sustentabilidade. “Acreditei que seria uma experiência incrível para meu crescimento profissional e pessoal. Participar de um dos maiores empreendimentos de infraestrutura em andamento no Brasil com certeza acarretaria em uma bagagem de conhecimento e aprendizados imensuráveis”, avaliou. A aluna observou, ainda, o programa de Compliance que envolve mecanismos e procedimentos, orientando negócios e operações.

O processo seletivo incluiu testes virtuais, a gravação de um vídeo com apresentação pessoal, de inspirações e motivações, além de entrevista coletiva no canteiro de obras da Nova Ponte do Guaíba, empreendimento da empresa em Porto Alegre. Os resultados chegaram rapidamente: entre 3.723 inscritos, Jéssica foi uma dos dez estudantes selecionados para as vagas em todo o Brasil, integrando o primeiro grupo do programa como estagiária de férias no Consórcio TransBrasil, no Rio de Janeiro. Sua atuação se deu em um trecho da Bus Rapid Transit (BRT) TransBrasil, que estabelece um sistema de transporte de alta capacidade entre as zonas Oeste, Norte e o Centro da cidade do Rio de Janeiro.

Experiência

O sistema de trabalho proposto permitiu que a acadêmica atuasse junto a diversas áreas do consórcio, para desenvolver uma ideia geral do funcionamento da construtora e da obra. Jéssica experienciou setores como produção, planejamento, custos, qualidade, engenharia, finanças e administração, desempenhando atividades como controle de notas de concreto e de produção.

“A área em que passei mais tempo foi a da pavimentação, no âmbito da produção, com a qual mais me identifiquei. Acompanhávamos atividades em campo, como de pavimento flexível e rígido, de troca de solo, entre muitas outras. Também pude acompanhar em campo técnicas como testes nas fundações e execução de estaca raiz, de obras de drenagem, cravação com estaca prancha, lançamento de passarelas e galerias”. Outro aprendizado foi presenciar a execução do pavimento rígido com um equipamento que é exclusivo na América Latina. “Isso me deixou muito feliz, pois às vezes duvidamos da engenharia nacional, que não deve nada a ninguém. Pelo que pude observar pelo trabalho da construtora, o esforço em sempre buscar soluções inovadoras e tecnológicas é real e contínuo, ver isso me dá mais certeza de ter feito a escolha correta e aumenta minha vontade de contribuir ao desenvolvimento do país”.

A futura engenheira civil também destaca lições relacionadas à convivência na empresa – com histórias de vida, de trabalho e contribuições técnicas –, à postura e relações interpessoais, que afetam a comunicação e a organização dos empreendimentos – principalmente, como explica, por tratar-se de um consórcio de três empresas para um objetivo comum. Além disso, Jéssica presenciou a aplicação dos termos técnicos para além da teoria, na administração de contratempos que exigem soluções rápidas. “Essas situações ensinam muito profissionalmente, pois Engenharia é isso, solução de problemas em pouco tempo, com custo baixo e a melhor qualidade possível. É necessário fazer o melhor com os recursos disponíveis”, afirma. A estudante acredita que as atividades ampliaram sua visão sobre a Engenharia, antes dedicada às edificações. “Posso afirmar que nenhum conteúdo aprendido em aula é em vão, pude ver aplicados diversos conhecimentos estudados e agradeço aos professores por tê-los transmitido da forma como têm feito”.

A experiência será aproveitada no trabalho de conclusão de curso de Jéssica, ao qual se dedicará neste semestre, e a estudante se dispõe a compartilhar seus aprendizados com todos colegas que se interessarem por suas vivências.