Engenharia Civil: egressos vencem o 2º Prêmio Jovem Talento da Construção Civil.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 09/04/2018 | Editado em 31/08/2022
A formatura de Marco Antônio foi em março deste ano.

Com o tema Mapeamento acústico para a zona central de Caxias do Sul – RS: Uma ferramenta de controle e auxílio no cumprimento de normas de conforto acústico, o recém-formado no curso de Engenharia Civil da Universidade de Caxias do Sul, Marco Antônio Presotto, foi o vencedor do 2º Prêmio Jovem Talento da Construção Civil, promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de Caxias do Sul – SINDUSCON Caxias Jovem. A premiação ocorrerá em junho, durante a reunião-almoço do SINDUSCON CAXIAS, com a apresentação dos trabalhos dos vencedores.

O segundo lugar coube a Gabriela Quadros Kramer e o terceiro lugar a Bruna Fanton, também egressas do curso de Engenharia Civil da UCS. Estudo de impacto de vizinhança: proposta para aplicação e análise no município de Caxias do Sul/RS foi o tema de Gabriela Quadros Kramer e Dimensionamento e comparativo de custo entre três tipologias de lajes: maciça, pré-moldada (vigota e tavela) e steel deck foi o tema abordado por Bruna Fanton.

Marco Antônio, que hoje é aluno Mestrado em Engenharia Civil na Universidade Federal de Santa Maria, afirma que ao fazer sua graduação em Engenharia Civil na UCS pode desenvolver um vasto conhecimento das diversas áreas existentes dentro da Engenharia Civil. “Foi no curso que passei a grande parte dos meus últimos cinco anos, desenvolvendo meu conhecimento técnico e científico com o auxílio de excelentes professores atuantes na área da Engenharia, com bolsas de iniciação científica, que incentivam o aluno a entrar na área da pesquisa. Esse período foi uma fase de crescimento, amadurecimento, capacitação e ampliação da minha visão sobre o mercado da Engenharia Civil, expandindo meus horizontes”.

Quanto ao trabalho vencedor, resultado de seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), Marco Antônio explica que desenvolveu a ideia com o seu orientador, o professor Marlon Augusto Longhi. “Comecei a pesquisar alguns temas e ao encontrar este assunto – sobre mapeamento acústico – achamos que seria interessante tanto pelo aprendizado quanto pelo resultado que ele traria, visto que Caxias do Sul ainda não possuía estudos deste tipo, podendo servir como base para futuros trabalhos”.

Resumo do trabalho
“O trabalho realizado teve como objetivo principal desenvolver um mapa acústico para uma área de aproximadamente 400.000 m² localizada na zona central de Caxias do Sul – RS. O mapeamento acústico se torna imprescindível, pois torna mais clara a visualização dos níveis de ruído em diferentes locais da cidade, ‘dando endereço’ ao ruído. A metodologia abordou medições em campo simultâneas de nível de ruído e de fluxo de tráfego, além da interpolação dos resultados no software ArcGIS 10.3 para geração do mapa acústico em formato bidimensional (2D). Como resultado, pode-se constatar que durante todas as 101 medições realizadas, os níveis de ruído estavam acima dos 60 dB (A) estabelecidos pela normativa federal e municipal para a área analisada, tendo como mínimo 62,3 dB e máximo 82,4 dB. Pode-se concluir que o mapeamento acústico é uma ferramenta fundamental para auxiliar na visualização dos níveis de ruído em determinado local, contribuindo tanto para que planos de redução de ruído possam ser criados como também para amparar engenheiros e arquitetos na escolha dos materiais utilizados nos sistemas de vedação vertical externa para o desenvolvimento de empreendimentos com melhores desempenhos acústicos”.

Fotos: Arquivo pessoal