Engenharia de Computação recebe conceito 4 em avaliação do MEC.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 05/04/2019 | Editado em 05/04/2019

Conceito foi determinado a partir de análise de estrutura, projeto pedagógico e corpo docente do curso.

Como resultado de avaliação para reconhecimento de curso do Ministério da Educação (MEC), o curso de graduação em Engenharia de Computação da UCS recebeu conceito 4, em escala com gradação máxima de 5.

O grupo de avaliadores esteve na Universidade nos dias 14 e 15 de março para conhecer a estrutura de ensino oferecida aos estudantes e conversar com a comunidade acadêmica. Na verificação, foram considerados aspectos como corpo docente, biblioteca, projeto pedagógico, plano curricular e métodos de ensino e aprendizagem, além das ações de promoção e qualificação de todo o processo formativo. Os itens avaliados estão distribuídos em três dimensões: Organização didático-pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura.

O coordenador do curso, André Gustavo Adami, explica que o processo avaliativo a que foi submetido o curso seguiu os direcionamentos propostos pelo novo instrumento de avaliação do MEC para instituições de ensino superior, implantado em 2018. Conforme o docente, no método aplicado pelos avaliadores do MEC, a obtenção de bom resultado tornou-se ainda mais criteriosa. “Diante da complexidade do novo processo avaliativo, conseguimos obter um ótimo resultado global. Importante salientar que para os itens considerados estratégicos para a Instituição, como a qualidade da grade curricular e os programas de apoio ao aluno, a nota deferida foi 5, a máxima”, explica.

Oferecido desde 2014, o curso de graduação em Engenharia de Computação tem como objetivo formar futuros profissionais para coordenar e desenvolver projetos de hardware e software de alta qualidade e desempenho, compreendendo sistemas embarcados, sistemas de tempo real e sistemas integrados de hardware e software. O curso busca formar profissionais com características complementares da Engenharia Elétrica, Controle e Automação e Ciência da Computação para atender projetos integrados de hardware e software, demanda crescente do setor produtivo.