Equipe da UCS é segunda colocada estadual no 20º SAE Brasil Aerodesign.
A participação da Universidade de Caxias do Sul na vigésima edição da competição SAE Brasil Aerodesign, no mês de novembro, rendeu à equipe AeroSul Aerodesign a segunda colocação estadual pelo desempenho de sua aeronave não tripulada para o transporte de cargas. O grupo só ficou atrás da primeira colocada no Rio Grande do Sul, a UFSM, por critérios de desempate. No ranking da região Sul, a equipe conquistou a terceira colocação e entre as brasileiras, ficou em 22ª.
Formado por acadêmicos de Engenharia Mecânica, Civil e Automotiva, e professores da UCS, a AeroSul participou do evento em São José dos Campos, São Paulo, entre os dias 1ª e 4 de novembro, com uma comitiva de 11 pessoas, entre alunos, docentes e piloto. O professor Sergio da Silva Kucera, coordenador da equipe junto ao professor Vagner Grison, avalia positivamente a experiência, rememorando os avanços e até retrocessos identificados, com destaque à oportunidade para validações importantes que se deram, também, a partir da possibilidade de conversar com os avaliadores sobre os problemas verificados e as formas de aprimorar os próximos projetos.
Apesar dos percalços de projeto que limitaram o desempenho nas provas de voo, relacionados à interferência aerodinâmica entre fuselagem e propulsor, o professor explica que os alunos tiveram “jogo de cintura” para fazer alguns testes práticos e recorrer a novas simulações para ajustar a previsão do comportamento da aeronave. “Outro ponto positivo, também ligado ao projeto, foi sua defesa/apresentação, uma das melhores que já realizamos”, descreve. O professor ressalta, ainda, o nível da competição, mais acirrada a cada ano. “Ao mesmo tempo em que isto aumenta nosso desafio, o torna mais interessante”, afirma, lembrando que o horizonte se apresenta mais claro para a próxima participação.
[Saiba mais sobre o projeto deste ano e as atividades desenvolvidas pela equipe]