Equipe de acadêmicos de Engenharia participa da 20ª SAE Brasil AeroDesign.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 29/10/2018 | Editado em 01/11/2018

Entre 1º e 4 de novembro, em São José dos Campos, a equipe Aerosul Aerodesign apresentará na competição nacional sua aeronave não tripulada para transporte de carga.

A Universidade de Caxias do Sul estará representada na vigésima edição da competição SAE Brasil AeroDesign, realizada entre 1º e 4 de novembro em São José dos Campos, São Paulo. Organizado pela Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade no Brasil, o evento permite aos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação relacionados à mobilidade participar de um projeto aeronáutico que prevê a construção de aeronaves não tripuladas para o transporte de cargas. O intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica se dá a partir de aplicações práticas e da competição. Ainda, durante as palestras, os estudantes compartilham experiências com profissionais da indústria aeronáutica e do meio acadêmico.

Na categoria regular, em que compete, a equipe da Aerosul, formada por acadêmicos e docentes da UCS, deve conceber, projetar, documentar, construir e fazer voar um avião rádio-controlado, por meio de soluções criativas, inovadoras e multidisciplinares. O desafio culmina em uma disputa que reunirá 60 equipes de instituições de todo o Brasil: a vencedora será aquela que conceber a aeronave controlada por rádio mais leve e capaz de transportar o máximo de carga em uma missão de aproximadamente três minutos. Parte para a competição uma comitiva de 11 pessoas, entre acadêmicos, professores e o piloto.

Veículo
A participação demanda a construção de uma aeronave para competir. Desde fevereiro, o grupo trabalha no avião deste ano, com práticas multidisciplinares e sequenciais de projeto, de construção e testes. Nesta edição, será apresentada uma aeronave com peso vazio igual a 3,8kg e capacidade de carga máxima igual a 12kg, desenvolvida com técnicas computacionais de otimização para definição do perfil da asa, a fim de obter o maior valor de sustentação possível em baixas velocidades. Pela primeira vez, a Aerosul utilizará sistemas eletrônicos e sensores embarcados para avaliar o comportamento do veículo em pleno voo. [ Assista ao vídeo ]

Aerosul
A equipe da UCS que dedica-se às ações ligadas ao SAE Brasil AeroDesign é denominada Aerosul Aerodesign. Coordenada pelos professores Sergio da Silva Kucera e Vagner Grison, a atividade extracurricular reúne 14 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Engenharia Automotiva no Campus-Sede e no Campus Universitário da Região dos Vinhedos (CARVI) no desenvolvimento e construção de veículos aéreos não tripulados para o transporte de cargas. Participando do programa desde 2007, a Aerosul já conquistou a primeira colocação entre as instituições de ensino superior particulares do Brasil em 2012, e a 13ª, 11ª e 9ª posições na classificação geral, nos anos de 2009, 2010 e 2012, respectivamente. A atuação em aerodesign já impulsionou o desenvolvimento cerca de 30 trabalhos de conclusão de curso em cursos de Engenharia. Três dessas produções, inter-relacionadas e complementares, elaboradas entre 2013 e 2016 por acadêmicos de Engenharia Mecânica, resultaram no depósito de uma patente em novembro de 2017, de um mecanismo variador do passo de hélice para veículo aéreo não tripulado de asas fixas. O conhecimento desenvolvido pelos estudantes também é compartilhado durante exposições, feiras e encontros de aeromodelismo, além da participação em minicursos e atividades oferecidas pela a Universidade, como é o caso do Rally Científico com foco nos estudantes de ensino médio.

Para a realização das atividades, o grupo conta com os apoiadores LA Ind. Metalúrgica, Plus, Tecnotubo, Hangar 3, Valeo, APC Propellers e ADESCA.

Consolidação do conhecimento
O professor Vagner define a experiência como integral, pela “possibilidade de desenvolver um projeto desde as etapas mais básicas, até sua construção e testes num ambiente totalmente colaborativo, ético e multidisciplinar, que é o da Universidade. Essa experiência antecipa o amadurecimento do nosso acadêmico para enfrentar os desafios do mercado de trabalho”. Ele explica que a maior parte dos conceitos aprendidos, desenvolvidos e testados são utilizados em sala de aula, nos cursos de Engenharia, permitindo-se, assim, a consolidação dos conhecimentos, além da ampliação de horizontes a partir do contato com teorias mais avançadas. O professor Sergio destaca, ainda, o trabalho em equipe agregado – os acadêmicos discutem conceitos, argumentam com os colegas, convivem com diferenças. “A participação efetiva desenvolve no aluno habilidades como iniciativa, independência e raciocínio crítico na busca e construção do conhecimento necessário”.

Aprendendo na prática
Quem entra na sala onde o grupo se reúne, no Bloco U do Campus-Sede, se percebe em um ambiente de estudo, mas também de criação. Nas paredes e no teto, distribuem-se perfis de asas e partes das estruturas de aeronaves utilizadas nas competições anteriores, e sobre as mesas, os dois modelos construídos para a SAE Brasil AeroDesign 2018.A dedicação dos integrantes evidencia o envolvimento: os encontros semanais, aos sábados pela manhã, muitas vezes se estendem para tardes e noites.

O capitão do time é Wander Bortolon, que cursa o oitavo semestre de Engenharia Automotiva. Já interessado no segmento aeronáutico, uniu-se à equipe em 2013, e empenha-se mais a cada ano para a evolução do resultado. “As atividades nos permitem aprender a projetar aeronaves em todos seus aspectos”, afirma, destacando também a experiência adquirida no exercício da liderança. “A expectativa para a competição deste ano é grande, a disputa entre os times resulta em níveis maiores de exigência, todos trabalhando para aprimorar seus projetos”. Estudante do sétimo semestre de Engenharia Mecânica, Juliana Favero faz parte do grupo há um ano e compartilha com Wander a atuação nas áreas de aerodinâmica e desempenho. “Meu primeiro contato com Engenharia Aeronáutica foi aqui, e adorei. Adquirimos muita experiência e técnica, aprendizados que vão além do currículo de nosso curso, bem como a integração com os colegas”, destaca, demonstrando o desejo de atuar profissionalmente nesse segmento.

Acadêmicos da Aerosul Aerodesign
Bruno Girardello, Carlos Eduardo de Almeida, Gabriel Henrique Pescador, Guilherme da Silva Simon, Henrique Poloni, Ingrid Simioni, Juliana Favero, Lucas Eduardo Rossetti, Maiquel Rodrigo Heinzmann, Nícolas Susin Valiati, Renan Alex Zanete e Thais Araldi, do curso de Engenharia Mecânica, Matheus Vosgnach, de Engenharia Civil e Wander Carlos Bortolon, de Engenharia Automotiva.

A participação na Aerosul é aberta a acadêmicos de todos os cursos das Engenharias, das Ciências Exatas e do Design. Para os estudantes que se interessarem, é possível obter mais informações pelo e-mail ucsaerosul@gmail.com.

Fotos: Claudia Velho e divulgação