Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo entrega estudo à Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares.
Parceria entre UCS e CAAF beneficia doze agroindústrias caxienses. Entre os levantamentos realizados está o arquitetônico, com medições dos espaços e planta baixa, exigência para encaminhamento do alvará sanitário.
O Escritório Modelo do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCS – TaliesEM – concluiu o projeto, iniciado em fevereiro deste ano, para a Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul (CAAF), que compreendeu levantamentos arquitetônicos de doze empreendimentos associados à CAAF, com medições de espaços, considerando os fluxos dos processos produtivos, planta baixa, e sua digitalização, em programa específico, para envio à vigilância sanitária.
Nesta nesta terça-feira (4), a partir das 19h, na Sala Florense do Bloco M, será apresentado o relatório final do projeto, em evento que terá exposição e degustação dos produtos das agroindústrias envolvidas no projeto..
A iniciativa auxilia os associados no atendimento à legislação sanitária, já que a planta baixa, um dos documentos a ser entregue às agroindústrias, é uma das exigências para encaminhamento do alvará sanitário. Ainda, a legislação sanitária determina que os estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos não devem ter contra fluxo no processo produtivo, para evitar a contaminação cruzada dos produtos.
O projeto foi desenvolvido por quatro acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo: Felipe Ferreira Pichetti, João Vitor Martini, Olívia Raquel Hofmeister Padilha e Samanta Mezzalira da Silva, orientados e acompanhados pela professora Terezinha Buchebuan, coordenadora do TaliesEM. A docente explica que o trabalho do Escritório volta-se a entidades organizadas e de cunho social, como o CAAF, e resulta em uma troca de experiências interessante para todos. Unindo a teoria e a prática profissional supervisionada, os acadêmicos deram sua contribuição para que edificações antigas, com valor patrimonial, possam ser preservadas, podendo ser aproveitadas em empreendimentos que geram renda desenvolvimento.
O projeto envolveu o contato com os agricultores e suas famílias, resultando também na produção de registros com localização e tipos de produtos, e em um breve histórico de formação das agroindústrias e da origem de suas receitas. As agroindústrias que participaram do projeto são empreendimentos que fabricam pães, bolos, massas, biscoitos, doces de fruta, extrato de tomate, rapadura, barrinhas de cereal e produtos minimamente processados (aipim). São elas:
– Mais Sabor – Capela Aparecida – Casa de Pedra – Sabor do Passado – Bolos e Cia – Nona Terezinha – Sabore di Itália – La Casa Nostra – Sapore di Casa – Alt Haus – Agroindústria Galópolis – Agroindústria Rauber.
TaliesEM
Instância do curso de Arquitetura e Urbanismo que articula atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir dos eixos principais comunitário, ambiental, patrimonial e educativo, o Escritório Modelo oferece aos acadêmicos um campo de atuação que permite a aplicação prática dos conhecimentos teóricos, relativos à área de Arquitetura e Urbanismo, como possibilidade de desenvolvimento de habilidades e competências para a melhoria da formação e prática profissional.
CAAF
A Cooperativa dos Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul (CAAF) é formada por pequenos agricultores familiares de Caxias do Sul e região (produtores de hortaliças, frutas e agroindustrializados) que encontraram no cooperativismo uma maneira de organizar a produção e a comercialização, além de fortalecer a agricultura familiar, dar sustentabilidade às pequenas propriedades rurais e tornar a atividade no campo viável, especialmente para os jovens.
* Com informações divulgadas pela CAAF.
Imagens: Acervo TaliesEM