Especialistas compartilham perspectivas para a economia gaúcha e brasileira em painel na UCS
Evento gratuito ocorre nesta terça-feira, dia 10, e celebra os 65 anos do curso de Ciências Econômicas
Nesta terça-feira, 10 de setembro, o curso de Ciências Econômicas da Universidade de Caxias do Sul dá continuidade às celebrações dos seus 65 anos de história. O UCS Teatro sedia, a partir das 19h40min, o painel “Perspectivas para a Economia do RS e do Brasil”, evento gratuito e aberto à comunidade, com inscrições a partir deste link.
A programação terá as palestras com a economista-chefe da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado (Fecomércio-RS), Patrícia Palermo; do economista-chefe do Sistema Farsul (da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul ), Antônio da Luz; do economista-chefe da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA), Oscar Frank; e da economista-sênior da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Caroline Puchale. Os palestrantes abordarão o contexto econômico brasileiro e o panorama do setor no Rio Grande do Sul, com foco em agricultura, indústria, comércio e serviços. Ainda, responderão a questionamentos do público.
Coordenadora do curso de Ciências Econômicas da UCS, a professora Jacqueline Corá ressalta a relevância de compreender o cenário econômico gaúcho, sobretudo após os eventos climáticos que atingiram o Estado. “As famílias e as empresas necessitam de informações qualificadas para dar suporte à tomada de decisão. Entender qual é o cenário econômico, as variáveis-chave da economia e as possibilidades de médio e longo prazo auxilia na realização de escolhas mais assertivas em relação ao futuro”, analisa.
65 anos de história
Fruto de uma ação comunitária que pleiteava oportunidades de ingresso no Ensino Superior, a então Escola de Economia foi criada em 1959, por meio de decreto assinado pelo presidente da República à época, Juscelino Kubitschek. Em 1967, a célula acadêmica integrou-se ao grupo de cinco faculdades que fundaram a Universidade de Caxias do Sul. De lá para cá, o curso formou mais de 3.500 estudantes em toda a região da abrangência da UCS e originou o Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais e o Observatório do Trabalho, ambos da UCS
Jacqueline reforça que o caráter regional do curso, bem como da própria Universidade, desde a sua origem, colabora para o desenvolvimento das empresas e da sociedade civil. “É um curso pioneiro na região, que ao longo do tempo se estruturou para acompanhar as constantes transformações no cenário econômico, social e cultural. Esses diferenciais de excelência são o que colaboram para que sigamos formando profissionais e cidadãos há 65 anos”.
Serviço
O que: Painel “Perspectivas para a Economia do RS e do Brasil”
Quando: terça-feira, 10 de setembro, às 19h40min
Onde: UCS Teatro, no Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul
Quanto: gratuito, com inscrições neste link