Especialização em Perícia Criminal tem aulas práticas na UCS Bento

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 24/06/2021 | Editado em 24/06/2021

 

Todos conceitos trabalhados teoricamente puderam ser simulados e observados, a fim de compreender diferentes padrões encontrados em locais de crime.

Os estudantes da Especialização em Perícia Criminal, coordenada pela professora Raquel Balestrin, realizaram atividades na UCS Bento no dia 20 de junho. Teoria e prática versaram sobre padrões de manchas de sangue em locais de crime durante aula ministrada pelo professor e perito oficial do IGP-RS Gustavo Lucena Kortmann.

O objetivo foi compreender como os diferentes padrões encontrados em locais de crime contra a vida e contra o patrimônio podem ser informativos no auxílio à determinação da dinâmica dos eventos criminosos. As manchas de sangue encontradas nos locais de crime e nos vestígios criminais coletados (como as vestes dos suspeitos e das vítimas) podem ajudar os peritos a responderem uma série de questões, como por exemplo: o tipo de instrumento utilizado, o grau da lesão, há quanto tempo a morte ocorreu, a dinâmica dos movimentos, se houve tentativa de ocultação do cadáver, se houve tentativa de forjar a cena do crime, entre outras.

A professora Raquel Cristina Balestrin e as técnicas de laboratório Fernanda Angheben e Ketini Baccin prepararam, durante alguns dias, uma sala do Campus de Bento, com a orientação do professor Gustavo, especificamente para o desenvolvimento da aula prática. Todos os conceitos e tipos de manchas de sangue vistos na aula teórica puderam ser simulados e observados. A partir de simulações de situações de homicídio e utilizando os mais variados instrumentos que chegam para perícia oriundos dos locais de crime, os alunos puderam ativamente – divididos em trios – simular e observar os padrões de manchas de sangue apreendidos na aula teórica.

O curso de Especialização em Perícia Criminal – UCS é composto de um conjunto de disciplinas voltadas para as principais áreas das ciências forenses. Todas as disciplinas do curso unem teoria e prática, com grande enfoque em atividades práticas. Para isso, utiliza-se toda a estrutura de laboratórios da Área de Ciências da Vida da UCS Bento Gonçalves. O corpo docente conta com professores da Universidade de Caxias do Sul e peritos oficiais do IGP-RS, mestres e doutores com grande expertise em suas áreas de atuação, proporcionando ao aluno conhecimento científico e técnico para futura atuação profissional.

A próxima turma desta especialização está prevista para março de 2022. Cadastre-se para a nova edição.  

Fotos: Aline Bedin Maciel