Estágio Pós-Doutoral da UCS amplia a capacidade de pesquisa nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 17/12/2021 | Editado em 15/01/2024

Projetos de desenvolvimento científico, tecnológico ou de inovação são realizados por portadores de título de doutor supervisionados por um professor ligado a um PPG.

O Estágio Pós-Doutoral iniciou na Universidade de Caxias do Sul (UCS) em 2012. Com o objetivo de ampliar a capacidade de pesquisa e seu impacto na sociedade, o programa trata-se de um estágio acadêmico, realizado por portadores de título de doutor. Supervisionados por um professor ligado a um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, os pós-doutorandos atuam em projetos de pesquisa e desenvolvimento científico, tecnológico ou de inovação. O estágio pode ser voluntário ou com bolsas disponibilizadas por agências de fomento.

O programa possui, atualmente, 50 pós-doutorandos. Entre eles, a Profa. Dra. Márcia Cristiane Vaclavik, supervisionada pela Profa. Dra. Janaina Macke, do Programa de Pós-Graduação em Administração. Seu projeto pesquisa cidades como drivers de carreira: ecossistemas de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento nos centros urbanos.

Cidades como drivers de carreira

Ao longo dos sete meses de execução, a pesquisa já foi apresentada no 27th International Sustainable Development Research Society Conference (ISDRS 2021), um evento sediado pela Mid Sweden University. Uma segunda versão foi apresentada no maior congresso da área de Administração do Brasil e segundo no mundo, onde foi indicado a prêmio na divisão de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, tendo se destacado como um dos três melhores trabalhos dentre os mais de trezentos artigos submetidos à área. Pelo feito, o artigo recebeu indicação de fast track na Revista de Administração de Empresas. O trabalho também foi apresentado no Seminários em Administração (SemeAd 2021), promovido pela USP.

Grafeno aplicado a compósitos poliméricos

Outro projeto desenvolvido no Estágio Pós-Doutoral é a ênfase no estudo da obtenção de grafeno e sua potencial aplicação em compósitos poliméricos, pela Profa. Dra. Lilian Vanessa Rossa Beltrami, orientada pelo Prof. Dr. Ademir José Zattera, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Tecnologias. O trabalho estudou um método de obtenção de grafeno por rota mecânica, e como aplicá-lo em compósitos de resina epóxi, comparando o material obtido com outros materiais comerciais. A pesquisa rendeu a publicação de diversos artigos científicos em periódicos internacionais, além do depósito de cinco patentes.

Mudanças no modo de vida com a presença de turistas

No Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, a Profa. Dra. Ana Maria Costa Beber, supervisionada pela Profa. Dra. Susana de Araújo Gastal, desenvolveu o projeto “As Percepções da Alimentação como Constituinte de Patrimônio Rural: um Estudo sobre as Mudanças nos Modos de Vida de Famílias Rurais em Contexto de Interação com Turistas”.O projeto original buscou aprender, a partir da observação das práticas turísticas, as percepções da alimentação como constituinte de patrimônio rural e as mudanças nos modos de vida em contexto de interação com turistas, de famílias rurais ou vivendo em espaços urbanos ruralizados. Metodologicamente, a pesquisa se ancorou na história oral, por entendê-la como um instrumento privilegiado para avaliar os momentos de mudança e transformação vivenciados na região dos Campos de Cima da Serra, no nordeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Natália Borges Polesso

Homoafetividade na literatura

O PPG em Letras também abraçou um programa de Estágio Pós-Doutoral. A Profa. Dra. Natália Borges Polesso, sob a supervisão do Prof. Dr. Márcio Miranda Alves, desenvolveu o projeto de pesquisa “Geografias homoafetivas: literatura, gênero e leitura”. O trabalho envolveu estudos pertinentes em relação às geografias lésbicas em ciências sociais, realizando conexões com o campo literário. A proposta de cartografar a literatura com o foco na lesbianidade promoveu um debate que questiona os modelos de representações, autorias, distribuição e tipo de editora e/ou meio de publicação no meio literário. A pesquisa rendeu artigos e capítulos de livros, além de levar o nome do programa e da UCS a vários eventos internacionais, feiras de livros e festivais literários.

Memória social, restauro e patrimônio cultural

Outra pós-doutoranda do programa de Estágio Pós-Doutoral é a Profa. Dra. Juliane Petry Panozzo Cescon. Dentro do Programa de Pós-Graduação em História, orientada pela Profa. Dra. Eliana Rela, ela desenvolveu o trabalho “Tempo da imagem: o reencontro da arte com o ser – patrimônio regional na obra de Antonio Cremonesi”. A pesquisa analisou relações contemporâneas sobre tempo e imagem e ponderações sobre os dados encontrados no acervo histórico da igreja, bibliografia local e os elementos de conexão com o artista em questão e realizou as atividades de conservação e restauro de duas pinturas murais de Cremonesi na Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio, situada no bairro Ana Rech, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. O objetivo foi evidenciar a existência de relações entre memória social, restauro e patrimônio cultural, além de demonstrar as atribuições de identidade dos grupos sociais relacionados ao patrimônio artístico sacro e examinar as interfaces entre espaços, tempos e a arte sacra de Antonio Cremonesi.

Competências e diretrizes na formação

Sob a orientação da Profa. Dra. Carla Beatris Valentini, do Programa de Pós-Graduação em Educação, a Profa. Dra. Adriana Ferreira Boeira desenvolveu atividades de investigação sobre “As competências e diretrizes para os programas de formação, inicial e continuada, em TIC na educação para os acadêmicos dos cursos de licenciatura e professores da Educação Básica”. O trabalho permitiu a compreensão, o aprofundamento e a ampliação das discussões e conhecimentos sobre temas educacionais relevantes, especialmente os estudos sobre o objeto de investigação, possibilitando a qualificação das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa originou capítulos em livros internacionais, além de dois artigos e um livro impresso, que está em processo de finalização.

Também no Programa de Pós-Graduação em Educação, outro projeto de pesquisa foi desenvolvido pela Profa. Dra. Rochele Rita Andreazza Maciel, orientada pela Profa. Dra. Flávia Brocchetto Ramos. Durante o programa, várias ações foram realizadas contemplando ensino, pesquisa e extensão. Dossiês, artigos e capítulos foram publicados. Entre eles, “Itinerários de educar na infância: diálogos com a pedagogia da cultura dos espaços”. O trabalho de pesquisa também resultou na oferta de diversos cursos e palestras, que envolvem a formação de professores, oferecidos pelo Gepich, Unifesp e UCS.

Estratégias e métodos de aprendizagem ativa

Junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, a Profa. Dra. Mirela Jeffman dos Santos, sob a supervisão da Profa. Dra. Valquíria Villas Boas Gomes Missell, desenvolveu uma pesquisa com o objetivo de analisar a utilização de estratégias e métodos de aprendizagem ativa nos cursos de Engenharia da UCS. O trabalho apresentou avanços teóricos, resultando em um glossário enxuto que sistematizou os conceitos dos principais métodos e das principais estratégias de aprendizagem ativa. O conteúdo também foi disponibilizado no formato de vídeos na Semana da Aprendizagem Ativa. Além disso, oficinas de aprendizagem ativa foram oferecidas para professores de diferentes níveis de formação, incluindo ciências exatas. Por fim, um glossário estendido está em produção e a pesquisa está em vias de ser aplicada junto aos professores da área das Exatas e da Engenharia.