Estudante da UCS conquista prêmio Carlos da Silva Lacaz 2022, de História da Medicina
Jéssica Borges da Silva foi primeira colocada com o trabalho “Imunização além das fronteiras – A história da vacina contra a Febre Amarela”
Neste semestre, o encerramento do calendário acadêmico também trouxe um êxito para a estudante de Medicina Jéssica Borges da Silva (foto à direita). Ela, que cursa o terceiro semestre, conquistou o primeiro lugar no prêmio Carlos da Silva Lacaz 2022 pelo trabalho “Imunização além das fronteiras – A história da vacina contra a Febre Amarela”, desenvolvido quando estudava no primeiro semestre do curso.
Os acadêmicos de Medicina da UCS estudam a história da profissão na disciplina Introdução à Medicina, quando têm a oportunidade de produzir trabalhos relacionados ao tema, que podem evoluir para apresentações em congressos, concursos e publicações. Esse foi o caso de Jéssica, que após ser introduzida à prática da pesquisa médica, sob orientação da professora Maria Helena Itaqui Lopes (foto abaixo), seguiu aprimorando o estudo durante um ano para a submissão no concurso.
Divulgado no dia 26 de novembro, o resultado renderá à estudante medalha, certificado e uma publicação em revista especializada. Já o curso de Medicina será premiado com menção honrosa, e a orientadora com certificado. A entrega da premiação ocorre durante a realização da solenidade de abertura do XXVI Congresso Brasileiro de História da Medicina, entre os dias 7 e 10 de dezembro, em Teresina, no Piauí.
A UCS já esteve representada entre os ganhadores do prêmio nas edições de 2014 a 2017 e em 2019, mas é a primeira vez em que ocupa o topo da lista, feito que intensifica a alegria. “Somos referência nacional em pesquisa na área de História da Medicina”, afirma a professora Maria Helena. A Universidade também já foi sede de quatro Jornadas Gaúchas de História da Medicina e do 22º Congresso Brasileiro de História da Medicina, em 2017.
Conheça o prêmio
O prêmio Carlos da Silva Lacaz é conferido pela Sociedade Brasileira de História da Medicina em homenagem ao eminente professor e pesquisador brasileiro nesta área do conhecimento. A premiação é composta por medalha, certificado e publicação em revista médica para os três trabalhos primeiros colocados e entregue durante o Congresso Brasileiro de História da Medicina, que ocorre anualmente. Neste ano, o Congresso será em Teresina, no Piauí, entre os dias 7 e 10 de dezembro.
O objetivo é incentivar o estudo e a pesquisa da história da Medicina em todo o território nacional, proporcionar o intercâmbio de informações nessa área do conhecimento entre os associados, promover e divulgar reuniões, cursos e outros eventos relacionados à história da Medicina. Isso, além de contribuir para a preservação da memória da Medicina Brasileira, defender, junto às Faculdades e Escolas de Medicina, o ensino da História da Medicina nos cursos médicos como requisito básico para a formação integral do profissional, divulgar trabalhos relevantes, especialmente aqueles referentes ao Brasil, e manter o intercâmbio com entidades do mesmo gênero e afins de outros países.
Fotos: Acervo Pessoal e Bruno Zulian