Estudantes da UCS desenvolvem a versão digital do “Guia da Juventude”.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 13/08/2019 | Editado em 15/08/2019

Lançado na sessão de abertura da Semana Municipal da Juventude de Caxias do Sul, Guia da Juventude terá versão digital desenvolvida por estudantes do curso de Criação Digital da UCS.

As Vozes da Juventude. Este é o tema da Semana Municipal da Juventude, que se realiza de 12 a 18 de agosto em Caxias do Sul, com a coordenação da Coordenadoria da Juventude, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social e o apoio do Conselho Municipal da Juventude.

Estudantes e professores da UCS participaram da sessão de abertura, realizada na segunda-feira (12) no Bloco H, ocasião em que foi apresentado o “Guia da Juventude”, uma cartilha informativa sobre as políticas destinadas ao público jovem. Também foi lançada a primeira versão digital do Guia que está sendo desenvolvida por um grupo de estudantes do Curso de Criação Digital da UCS, com a supervisão de seus professores.

“A UCS, como universidade comunitária, oferece serviços gratuitos à população e possui programas permanentes de extensão e ação comunitária voltados a formação e desenvolvimento dos alunos e ao desenvolvimento da sociedade. O projeto que estamos aqui lançando hoje, o “Guia Digital da Juventude”, possui a essência da extensão universitária, envolvendo a universidade, e seus alunos, que desenvolveram conhecimentos e competências profissionais para aprimorar e desenvolver setores da comunidade regional”. A professora Elisa Boff, professora do curso, explicou ao público como o projeto está sendo executado e apresentou a versão inicial do projeto.

“Para desenvolver o projeto hipermídia do Guia da Juventude, a turma foi dividida em 4 equipes, de design gráfico, design de texto, audiovisual e implementação. As equipes receberam o Guia impresso e buscaram manter a identidade visual e o teor informativo. Neste trabalho os estudantes puderam ter a experiência de desenvolver um projeto seguindo uma metodologia de gerenciamento de projetos, bem como utilizar recursos e técnicas para desenvolvimento Web. O aspecto visual também foi um importante requisito, visto que a informação deve ser apresentada de forma atrativa e de fácil acesso”. Ela também nominou os estudantes envolvidos no projeto e agradeceu a todos pelo empenho em colaborar com a comunidade jovem. São eles: Marcos Vinícius Graminho Chedid, Anderson Henrique Azevedo Coeli, Thaís Moura Linzmaier, Evelyn Richiely Soares Grilo, Carlos Henrique Cardoso Holderried, Gustavo Vizzotto Zangalli, Matheus Cardoso Mascarello, Fabricio da Veiga Zim, Vicenzo Angeli Decarli.

 

Fotos: Mateus Argenta/Prefeitura Municipal de Caxias do Sul