Estudantes uruguaios visitam a Universidade de Caxias do Sul por meio do Projeto Cores do Brasil
As atividades de imersão linguística e cultural foram realizadas com 48 adolescentes estrangeiros, no programa UCS Línguas Estrangeiras e no CETEC
A mais de 900 km de distância, o Colégio Nacional José Pedro Varela, com sede em Montevidéu e na Ciudad de la Costa, no Uruguai, é reconhecido como instituição educativa de referência em nível acadêmico e humano, com visão global. A visita dos 48 estudantes da escola à Universidade de Caxias do Sul reafirmou o compromisso de conexão com o mundo, que é compartilhado com a instituição de ensino caxiense. Os adolescentes uruguaios estiveram na Instituição de 21 a 23 de setembro, por meio do Projeto Cores do Brasil, uma parceria entre a UCS e o Colégio, que existe desde 2011.
De acordo com a professora Magda Mônica Cauduro Custodio, do Programa de Português para Estrangeiros (PPE), diversas escolas privadas do Uruguai e Argentina oferecem o estudo e a certificação internacional em uma ou mais línguas estrangeiras. Esse é o caso do Colégio Nacional José Pedro Varela.
O objetivo do intercâmbio acadêmico-cultural desenhado e implementado pelo Cores do Brasil foi aproximar os estudantes da Língua Portuguesa, por meio de aulas e atividades desenvolvidas pelo PPE da UCS e da convivência com os adolescentes do CETEC. Além de estarem imersos em um ambiente onde se comunicam em português, os alunos fizeram testes simulados visando à preparação para o exame Certificado Internacional de Língua Portuguesa (CILP UCS), aplicado anualmente, em novembro.
Segundo a professora Magda, a realização do Cores do Brasil é articulada pelo Colégio no período de recesso escolar que ocorre durante a primavera, e oportuniza as viagens de estudos. “Tradicionalmente, na terceira semana de setembro, a UCS é brindada pela presença desse grupo alegre e participativo”, explica.
A visita
Acompanhados por cinco professores, além de uma equipe de apoio com guia turístico, motoristas e uma médica, os estudantes de ensino médio tiveram a oportunidade de realizar atividades de imersão linguística e cultural, com uma programação intensa entre o UCS Línguas Estrangeiras e o CETEC.
Durante a visita, eles tiveram aulas de português, oficina de doces brasileiros, palestra sobre os cursos de graduação ofertados pela UCS e informações sobre o sistema de Educação Superior no Brasil. Além disso, viveram momentos de trocas culturais com integrantes do Programa UCS Sênior, visitaram as diversas instalações do Campus-Sede e ainda participaram de aulas e atividades culturais no CETEC. O encerramento ocorreu com um almoço de integração entre os estudantes das duas escolas.
Fotos: Bruno Zulian e Magda Custódio