Encontro capacita gestores públicos para o enfrentamento de eventos climáticos extremos

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 28/03/2025 | Editado em 28/03/2025

Iniciativa do Tribunal de Contas do Estado, em parceria com a UCS, sensibilizou para a adoção de políticas públicas e práticas de gestão de recursos hídricos integradas

Com o objetivo de fortalecer o planejamento, a prevenção e o enfrentamento de eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul, o Tribunal de Contas do Estado do RS promoveu no UCS Teatro, na quinta-feira, 27 de março, o seminário “Preserva +: Orientação em recursos hídricos e eventos climáticos extremos”. A iniciativa reuniu prefeitos, secretários, servidores públicos e comunidade, e contou com a parceria do Ministério Público do Estado, do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) e da Universidade de Caxias do Sul, representada pelo reitor, Gelson Leonardo Rech, que abriu o encontro destacando a importância do debate.

Entre os painéis e mesas redondas, foram abordados os temas “Responsabilidade jurídica municipal e proteção ao meio ambiente com foco nos recursos hídricos”, “Plano de ação da Bacia Hidrográfica – problemas e soluções”, “Diálogos e manifestações sobre a crise hídrica” e “Construindo compromissos na Bacia do Taquari-Antas”. O painel final resultou na elaboração da Carta de Encerramento do Preserva + RS, assinada pelos participantes. O documento, disponível neste link, apresenta diretrizes e metas a serem seguidas por todos, com uma visão compartilhada dos problemas e das soluções, incentivando ações conjuntas para enfrentar os desafios relacionados à segurança hídrica no Estado.

Conforme a professora da UCS Maria do Carmo Padilha Quissini, presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, o evento cumpriu com os seus objetivos com ótimas palestras e debates proporcionados.

Foto: Bruno Zulian