Evento cultural marca o fim das atividades acadêmicas da UCS no Campus 8

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 29/11/2024 | Editado em 29/11/2024

Ato contou com apresentações culturais e a presença de alunos, professores, funcionários e ex-colaboradores

A Cidade das Artes da Universidade de Caxias do Sul vive os últimos momentos de atividades acadêmicas. Na noite desta quinta-feira, 28 de novembro, um evento cultural celebrou os 28 anos de história do Campus 8. O ato foi recheado de arte, com apresentações de alunos, emoção e enaltecimento à importância do local para a formação de mais de três mil profissionais. Os sete cursos que hoje de graduação têm como sede o Campus 8 (Arquitetura e Urbanismo, Design, Design de Interiores, Artes Visuais, Música, Moda e Dança) serão transferidos para o Campus-Sede a partir de 2025..

Enilda é funcionária há 22 anos

Acomodados num espaço preparado em frente à entrada principal, alunos, funcionários, professores, alumini, funcionários e ex-colaboradores recordaram o envolvimento com o espaço. “São dois elementos que nós temos aqui, um ambiente e um processo formativo. Esses dois elementos se encontraram e marcaram as nossas trajetórias. E é por isso que temos um sentimento de amor, porque aprendemos aqui muitas coisas. O tempo que passamos aqui fez a gente compreender o amor à formação. Nós vivemos um processo formativo, e isso é o que nos dá saudade”, enalteceu o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, em seu discurso.

Bernardete Venzon foi professora do curso de Moda

Funcionária do Campus 8 há 22 anos, Enilda Gabana tem a simpatia de alunos, professores e colegas no convívio diário. Por seu engajamento, era uma das pessoas mais emocionadas com a despedida. “Eu ainda não parei para pensar. Quando eu refletir sobre isso, com certeza vou me emocionar muito. Eu passo mais tempo aqui do que na minha casa”, analisa. O carinho pela rotina e a história construída dentro do local impedem Enilda de apontar o momento mais especial vivido no Campus 8. Entretanto, recorda as inúmeras vezes em que foi escolhida para ser a funcionária homenageada. “É muito importante, me sinto muito valorizada pelos alunos”, destaca.

Joel é aluno de Arquitetura

Ex-professora do curso de Moda da UCS, Bernardete Venzon foi uma das docentes pioneiras na graduação e, por consequência, no início do Campus 8. “Esse é um lugar especial, tem uma energia diferente. É difícil descrever, mas incrível para se sentir”, comenta. Bernardete explica que o curso de Moda da UCS foi pioneiro no Rio Grande do Sul, e recorda desse início, em 1992. “Era uma disciplina muito nova dentro de uma graduação. A UCS abriu o segundo curso da área no Brasil. O primeiro foi em São Paulo. Quando chegamos no Campus 8 foi um desafio, com empolgação e construção. Fomos superando etapas e se desenvolvendo”.

O sentimento com a mudança de espaço também é muito forte para os alunos. Joel Smiderle, estudante e presidente do Diretório Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo, afirma que vai sentir saudade do espaço. Porém, se mostra ansioso com a nova fase do curso, no Campus-Sede. “Arquitetura é isso, dar um novo uso ao lugar. A mudança para o Campus-Sede é um desejo de muitos alunos”, entusiasma-se.

Fotos: Bruno Zulian