Exposição Bit Bus, concebida na UCS, é premiada em concurso estadual de design

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 09/12/2024 | Editado em 09/12/2024

Mostra integra projeto de museu itinerante sobre a história da informática e da tecnologia

Parte da equipe da UCS que concebeu a exposição

A exposição Bit Bus, concebida por professores e pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul, se destacou recentemente no 10º Prêmio Nacional Bornancini de Design, da Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul (Apdesign). A mostra conquistou a colocação Bronze no segmento Profissional – Design de Ambientes – Exposições Temporárias e Cenografia.

A exposição é composta por seis displays interativos que apresentam ao público o projeto Bit Bus – Mergulhando no Mundo da Informática, um espaço científico-cultural itinerante que está sendo desenvolvido pela UCS no interior e no entorno de um ônibus. Os displays interativos foram concebidos a partir de lixo eletrônico que seria descartado, e visam difundir a cultura de reutilização e a ressignificação de resíduos eletrônicos a partir de experiências sensoriais.

O projeto foi desenvolvido pelas professoras Scheila de Avila e Silva (coordenação), Roberta Alina Boeira Tiburi (expografia), Doris Baldissera (apoio institucional) e André Gustavo Adami (curadoria do acervo), pelos profissionais Rafael Susin Baumann (expografia), Adriano Polidoro (design gráfico) e Luiz Acosta (iluminação e cenotecnia), e pelos estudantes Keoma da Silva, Laura Bugança Perozzo, Mirelle Antunes, Pedro do Nascimento e Giovanna Ferrer Takahashi (iniciação científica).

Sobre o projeto

 

A missão do Bit Bus é a de promover a formação de público com ênfase na área da ciência e tecnologia. O projeto está em andamento desde 2018 e envolve muitos processos, pesquisas e ideias. “É muito mais do que um museu da informática, e é uma experiência interativa e sensorial. Queremos contar a história da informática, desde os primeiros aparelhos e disquetes, mas também trabalhar a questão da sustentabilidade ambiental, mostrar a cadeia de valor que existe na reciclagem”, explica Scheila de Avila e Silva, professora dos cursos de Computação e de Biologia da UCS, pesquisadora do Laboratório de Bioinformática e coordenadora do projeto.

Visite o site e saiba mais

Fotos: Divulgação e Bruno Zulian