Exposição comemorativa aos 15 anos do Salão Campus 8 ocorre na Galeria Municipal Gerd Bornheim

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 25/01/2023 | Editado em 26/01/2023

Para celebrar, a Incubadora Artística convidou artistas que tiveram as obras premiadas em primeiro, segundo e terceiro lugares em cada edição do projeto

Reprodução do trabalho de Alessandra Bremm

Primeira exposição de 2023 na Galeria Municipal Gerd Bornheim, Incubadora Artística: 15 anos do Salão do Campus 8 tem abertura agendada para 25 de janeiro, quarta-feira, às 19h. Para celebrar a trajetória do próprio Salão Campus 8, a coordenadora do evento, professora Mara Galvani,e a coordenadora dos Cursos de Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul, professora Silvana Boone, reúnem as produções dos artistas premiados em primeiro, segundo e terceiro lugares em cada uma das edições do projeto. Elas assinam a curadoria da exposição.

Ao todo, 21 artistas integrarão a mostra. O período de visitação segue de 26 de janeiro a 25 de fevereiro; de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h. A realização do evento é da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, da Secretaria da Cultura, da Unidade de Artes Visuais, do Campus 8 e dos Cursos de Artes Visuais da UCS e conta com o apoio da Arte na Escola Polo/UCS.

O Salão do Campus 8

Trabalho de Gabriela Picancio

O Salão do Campus 8 surgiu em 2007 para reafirmar a importância e a tradição das artes em Caxias do Sul. Em 2022, o evento chegou à décima quinta edição, que ao longo dos anos – por meio de um regulamento aberto aos acadêmicos matriculados nos cursos de Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia vinculados à criação na UCS – vem buscando divulgar, valorizar e discutir as produções dos estudantes assim como integrá-los. A cada ano, os resultados dos trabalhos selecionados premiados por uma comissão formada por cinco profissionais da arte e de áreas afins são conhecidos nas exposições que acontecem nos meses de outubro e novembro no Campus 8 e no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, por meio da parceria com a Unidade de Artes Visuais, vinculada à Secretaria Municipal da Cultura.

As curadoras explicam que o nome da exposição deste ano “Incubadora Artística” é uma busca por traduzir o que o Salão representa, como parte de um processo educativo: na área da saúde, o termo “incubadora” está associado a uma pequena câmara oxigenada que abriga recém-nascidos que exigem cuidados particulares. Para elas, incubar pode significar ou ressignificar a atenção dada à criatividade, ao conhecimento, aos sonhos, aos pensamentos, às emoções, sobretudo, o cuidado em manter viva a essência criadora da vida.