Exposição Re(a)presentações Humanas, no Campus 8, reúne TCCs de Artes Visuais
Mostra de obras produzidas por Aline Chaves, Elizabete Comin e Patrícia Baretta se estende até sexta-feira, 17 de dezembro.
Ainda é tempo, até 17 de dezembro, para conferir a exposição Re(a)presentações Humanas, com obras resultantes dos Trabalhos de Conclusão de Curso do bacharelado em Artes Visuais (2020-2021) da Universidade de Caxias do Sul. A mostra é realizada até sexta-feira, das 8h às 22h30, no hall inferior do Campus 8 da UCS.
Os trabalhos foram produzidos por Aline Chaves, Elizabete Comin e Patrícia Baretta, sob orientação das professoras Mara Galvani e Glaucis Morais de Almeida.
Sobre as obras
A partir da prática poética da obra Re-Apresentação, o Trabalho de Conclusão de Curso de Aline Chaves investiga questões sobre apropriação, remixagem e autorrepresentação sob uma perspectiva de gênero. Obras de Hannah Wilke, Eleanor Antin e Letícia Parente foram apropriadas, tanto para a composição de uma remixagem videográfica, quanto para analisar e ressignificar as temáticas trazidas por essas artistas e suas relações com questões da pesquisa para o trabalho. Questões contemporâneas relacionadas a opressões de gênero, tempo e ritmo de vida, além da própria linguagem artística já trabalhada pela autora da obra, também foram investigadas. Ao longo do processo de concepção, edição e montagem desta prática artística e da pesquisa teórica do TCC, o próprio conceito do que é re-apresentar foi construído e definido.
Ficha Técnica: Aline Chaves, Re-Apresentação, Videoarte, 1’50, 1’50, 1’20, 2020
O livro de artista Retratos Ambulantes, de Elisabete Comin, é resultado do acompanhamento da rotina de trabalho do vendedor ambulante Luiz da Cas, realizado na cidade de Caxias do Sul, nos meses de agosto e setembro de 2021. Esta convivência é relatada através dos retratos fotográficos do ambulante em seu ofício, seus objetos pessoais e produtos comercializados por ele. O interesse pela rotina de trabalho e da realidade vivida pelo vendedor ambulante, suas dificuldades e motivações pessoais e profissionais deram origem ao livro de artista produzido, utilizando a série de retratos fotográficos elaborados para testemunhar o acompanhamento do ambulante.
Ficha Técnica: Elisabete Comin, Retratos Ambulantes, Livro de artista, 21 x 21 x 0,5 cm, 28p., 2021
A instalação Intrínseco, de Patrícia Baretta discute a liberdade para ser, vestir e fazer o que quiser em relação a si mesmo, sem prender-se aos estereótipos impostos desde a infância. Tendo o corpo, sem a presença dele, como objeto de estudo, as camisetas brancas doadas à autora por pessoas de etnias, sexo, gênero, peso e altura diversos, foram interferidas pela artista através do desenho, da pintura e do bordado. Assim, membros como ossos e órgãos tornam-se visíveis sobre as camisetas como uma espécie de Raio X da essência de todos os corpos. A opção pela cor branca da peça básica do vestuário se dá pela preocupação da autora em não direcionar o público a distinguir a quem pertenceu cada camiseta, seja aos corpos masculinos, femininos, LGBTQIA+, negros, brancos. Desse modo, as camisetas que compõem a instalação revelam o que constitui o corpo internamente sem definição de gênero, sexo, orientação sexual, altura, peso e cor. Como outra pele, a camiseta foi utilizada como objeto simbólico para provocar a percepção do público, propondo pensar o corpo para além da aparência externa, gerando um questionamento sobre o não gênero na contemporaneidade.
Ficha Técnica: Patrícia Baretta, Intrínseco, Instalação, Pintura e bordado sobre camisetas brancas, 2020
SERVIÇO:
Exposição Re(a)presentações Humanas
Obras resultantes do TCCs em Artes Visuais (Bacharelado – 2020-2021)
Visitação: até 17 de dezembro de 2021, das 8h às 22h30min
Local: Hall inferior do Campus 8 (Avenida Frederico Segala, 3099, Bairro Samuara – RS 122 Km 69)
Fotos: Divulgação/autoras