Fervi é homenageada pela Câmara Municipal de Bento Gonçalves pelos 50 anos
Criação da Fundação Educacional da Região dos Vinhedos, em 1972, oportunizou a difusão do Ensino Superior em Bento Gonçalves e, posteriormente, a implantação do campus universitário da UCS no município
A Câmara Municipal de Bento Gonçalves, em Sessão Solene no dia 5 de dezembro, concedeu Portaria de Louvor e Agradecimento à Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (Fervi) pelos 50 anos de instituição. Idealizada pelo vereador Valdemir Marini, a homenagem foi aprovada por todos os vereadores e realizada em solenidade com as presenças do prefeito Diogo Siqueira, vereadores e autoridades acadêmicas.
O vereador Davi Da Rold falou, em nome do autor da honraria, sobre a importância da Fervi para a região de Bento Gonçalves. “Muitos de nós, aqui, somos frutos e passamos pelos corredores e pelas salas de aula da Fervi. E talvez se não tivéssemos tido a oportunidade, plantada lá atrás, de ter acesso à uma educação de qualidade, a partir de parceria desde 1993 com a UCS, uma faculdade de exímia qualidade, talvez muitos de nós não estaríamos onde estamos hoje. Pois a educação é caminho e progresso, e nós precisamos cada vez mais qualificar as mãos de obra. Parabéns e vida longa à Fervi”.
“A gente vê a importância que é a Fervi, e o quanto ela foi evoluindo com o tempo. Vimos alunos da Fervi assumindo posições e lideranças de destaque. São várias pessoas que fizeram parte dessa história e tantos outros alunos que farão o futuro de nossa Bento Gonçalves, nosso Brasil. Temos um acordo com a Fervi, que é a Escola em Tempo Integral, que atende 200 alunos, tendo acesso a toda estrutura fantástica que é a Universidade. E isso dá um grande orgulho, porque é de primeiro mundo. A Fervi tem todo seu lado social e comunitário. Hoje, tenho certeza, todos os municípios gostariam de ter a estrutura que temos com a nossa Fervi. Viemos aqui dar os parabéns por toda essa qualidade de ensino”, comemorou o prefeito Diogo Siqueira.
“Essa noite é memorável, ímpar, é uma honra participar da solenidade que comemora os 50 anos da Fervi, que tem a educação como base do desenvolvimento regional, e é ela que faz a diferença e nos dá orgulho. Que saibamos honrar o passado trabalhando para perpetuação do legado dos idealizadores desta instituição que ora celebramos”, enalteceu o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech.
“Chegar aos 50 anos não é fácil para uma instituição como a Fervi, mas graças à união com a FUCS e o apoio dos poderes Público, Legislativo e Executivo, sempre solícitos às nossas demandas, o árduo trabalho tornou-se mais leve e prazeroso. Credibilidade não se compra, se conquista, e nós, junto com a UCS, temos orgulho de figurar entre as mais belas conceituadas universidades do Brasil. A coroação desse trabalho é de cada um daqueles que trabalharam e ainda lutam pela expansão do conhecimento que tem dado retornos concretos à nossa região e sociedade. Queremos que essa jovem senhora que é a Fervi ainda guarde a energia de sua criadora juventude. Vida longa à Fervi”, desejou o atual presidente Nestor José Caon.
O vice-presidente da Câmara, vereador Thiago Fabris, encerrou a solenidade parabenizando e agradecendo à UCS e Fervi pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos.
Assista à solenidade na íntegra aqui.
UCS e FERVI em Bento Gonçalves
Instalado em março de 1968, nas dependências da Escola Federal de Viticultura e Enologia – por meio de um convênio entre a Universidade de Caxias do Sul e o Ministério da Educação –, o primeiro curso superior em Bento Gonçalves foi o de Ciências Econômicas, à época denominado Faculdade de Economia e Administração do Campus Bento Gonçalves. Foi o primeiro curso superior do Campus Universitário de Bento Gonçalves – hoje, Campus Universitário da Região dos Vinhedos – e fora da sede, em Caxias do Sul.
Segundo o professor José Carlos Köche, que foi sub-reitor do Campus e vice-reitor da UCS, na publicação UCS: 50 anos de uma universidade comunitária, “em 1970, a UCS abriu também as extensões dos cursos de Letras, licenciatura plena em Língua Portuguesa e Inglesa, e Literatura Brasileira e Portuguesa, bem como o curso de Ciências – Licenciatura Curta”. Esses cursos eram mantidos e administrados pela UCS. “Porém, por serem cursos estabelecidos fora de sua sede, a legislação federal impunha a exigência de, para obterem reconhecimento do MEC, terem uma mantenedora responsável própria estabelecida na sede de funcionamento, desvinculando-os da antiga mantenedora, no caso, a UCS”.
Assim, em 1972, foi criada a Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (Fervi) e criados, também, novos cursos. Em 1993 foi assinado um comodato entre a Fundação Universidade de Caxias do Sul e a FERVI, objetivando “a integração entre as duas instituições, tendo em vista a ampliação do ensino superior em Bento Gonçalves”. O resultado foi a criação do Campus Universitário da Região dos Vinhedos – CARVI.
*Com informações da Câmara Municipal de Bento Gonçalves
Fotos: Christian Saibel