Saúde animal: ações de Medicina Veterinária movimentaram Campus-Sede neste domingo.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 16/09/2018 | Editado em 08/05/2019

Na companhia de animais de estimação, a comunidade conferiu todas as atrações da Festa dos Pets e do Vet Day, neste 16 de setembro, e aproveitou uma tarde de domingo com sol, calor e muito movimento no Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul, principalmente na Praça do Lago e nos blocos 47 e 56.

A programação especial, realizada pelo curso de graduação em Medicina Veterinária da Instituição, pelo programa de relacionamento UCS Minha Escolha e pelo Grupo Project Play Eventos, teve música, espaço de lazer para os pets, exposição de produtos, coleta de ração e de medicamentos para doação. O público ainda pôde receber orientações sobre saúde animal, como vacinas, vermífugos, alimentação, castração e higiene oral, e sobre atuação profissional, com explicações relacionadas à realização de suturas, testes de qualidade do leite e reprodução animal. As dicas foram concedidas por professores e acadêmicos de Medicina Veterinária, que também apresentaram ambientes de ensino, pesquisa e extensão voltados à formação, bem como à prestação de serviços técnicos especializados, como as Clínicas Veterinárias para Pequenos e para Grandes Animais do curso e sua Unidade Móvel.

Quem visitou o local também teve acesso a brindes e informações sobre os cursos da UCS, lanches, pipoca, água quente e erva-mate Saphira para preparar seu chimarrão. O evento ainda teve o apoio do College English School Serra Gaúcha e Didático Pré-Vestibular Caxias do Sul.

 

Experiência

Vitória aprendeu sobre suturas.
Daniela Giacomelli Spader e Jenuíno Spader, com as crianças Luiza e Luis Felipe.

As famílias compareceram em grande número, a exemplo de Daniela Giacomelli Spader e Jenuíno Spader, que trouxeram os filhos Luiza, de 7 anos, e Luis Felipe, de 11 anos. Eles passeavam na UCS e se depararam com o evento. “O ambiente é muito atrativo, aconchegante e familiar. Nossa filha mais nova já demonstra o desejo de se tornar médica veterinária e, hoje, teve a oportunidade de ter contato com animais e atividades da área”, conta Daniela, egressa de Educação Física da UCS. Mãe e filha, Silvana e Vitória Dal Pont vieram especialmente para participar da Festa dos Pets e do Vet Day, na companhia da cadelinha Princesa. Aos 13 anos, Vitória ainda não decidiu qual profissão irá seguir, mas teve a oportunidade de conhecer as práticas veterinárias e, inclusive, exercitar a sutura cirúrgica em uma oficina orientada. “Foi muito legal, uma experiência que nunca imaginei que teria”, definiu.

Acadêmica Gabriela explicando atividades à comunidade.
Coordenador do curso de Medicina Veterinária, Leandro do Monte Ribas, reitor Evaldo Antonio Kuiava e professor Fernando Paixão Lisboa.

O coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade, Leandro do Monte Ribas, destacou a importância da realização para aproximar a comunidade da UCS, por seu perfil comunitário, bem como do curso de graduação, apresentando as possibilidades de atuação profissional e os ambientes de ensino e prestação de serviços clínicos e cirúrgicos, e proporcionando aos alunos o contato com ações de responsabilidade social. Acadêmica do sétimo semestre do curso, Gabriela Nadin explicava ao público o funcionamento de atividades como diagnóstico por imagem e a ausculta cardíaca e pulmonar, por meio de manequins utilizados nas primeiras aulas práticas dos estudantes. “É muito legal poder divulgar o curso, mostrando a estrutura e tecnologia empregadas no aprendizado, e orientar a comunidade, auxiliando nos cuidados que terão com seus animais”, resumiu.

O reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, também marcou presença, e pontuou a relevância da interação e apresentação de infraestrutura e potencial de atendimento aos alunos, em sua formação, e à comunidade, que pode usufruir de serviços e dos espaços de lazer com suas famílias. “Além da excelência em estrutura, destaca-se a qualidade dos profissionais – professores que atuam na formação dos acadêmicos e na prestação de serviços”, afirmou.

Imagens: Claudia Velho