Filho de Candido Portinari é recepcionado na Universidade de Caxias do Sul

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 14/03/2025 | Editado em 14/03/2025

João Candido Portinari considerou futuras parcerias com a UCS na área das artes plásticas

João, que também é escritor, presenteou a reitoria com livros relacionados à obra do pai, Candido Portinari

João Candido Portinari, 86 anos, filho único do renomado artista plástico brasileiro Candido Portinari (1903-1962), esteve em Caxias a convite da Universidade de Caxias do Sul, onde ministrou, dia 14 de fevereiro, a palestra Do Cafezal à ONU. O evento, gratuito e aberto ao público, integrou a programação de acolhida aos alunos da Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura, advindos do Campus 8, e as comemorações dos 60 anos do curso de Artes Visuais da UCS, além do calendário de eventos pelos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

Acompanhado da esposa, Maria Edina Portinari, João foi recepcionado na tarde de quinta-feira, dia 13, pelo reitor, Gelson Leonardo Rech, pelo vice-reitor, Asdrubal Falavigna, e pelos professores André Melati, Lissandro Stallivieri e Silvana Boone. Também participou do encontro o cônsul honorário da Itália em Caxias do Sul, Gelson Castellan.

Na ocasião, João recordou de vivências com o pai e da responsabilidade de preservar e administrar, por meio do Projeto Portinari, o legado do autor de obras célebres como Retirantes. “Meu pai era uma pessoa muito humilde, sensível às injustiças sociais. As artes plásticas e a literatura o equilibravam entre o trágico e o lírico, entre a fúria e a ternura”, revelou.

No Campus-Sede, João conheceu o histórico prédio do Bloco A, ciceroneado pelo reitor

No encontro, o reitor mostrou-se honrado pela presença de João e sugeriu parcerias culturais entre a UCS e o Projeto Portinari, contemplando, por exemplo, acolhida à exposição Portinari: Entre Traços e Palavras, já exibida na Embaixada da Itália em Brasília e nos espaços Caixa Cultural em Fortaleza (CE) e Salvador (BA). Parte deste acervo esteve à mostra no hall do UCS Teatro dia 14 de março como receptivo à palestra de João.

Outra proposta é de a UCS oferecer cursos e oficinas de gravuras tendo como ministrantes artistas ligados ao Projeto Portinari. “Lembremos que nosso curso de Artes Visuais se origina da Escola Municipal de Belas Artes, criada em 1949, 18 anos antes da fundação da UCS. Ou seja, a arte e a cultura são pilares da nossa Instituição”, destacou Rech. “Acredito que estamos iniciando uma grande amizade, com muitos projetos a desenvolver juntos”, complementou João.

 

Fotos: Bruno Zulian