Formados em Direito há 40 anos, egressos rememoram vivências na Universidade

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 15/05/2024 | Editado em 15/05/2024

Passagem pela UCS teve recepção do reitor e visita aos blocos F e 58, que abrigaram a trajetória acadêmica do grupo que inclui residentes e atuantes de Sul a Norte do Brasil

Quarenta anos de trajetória profissional, trilhada em diferentes caminhos, lugares e setores, não foram capazes de distanciar os formandos do curso de Direito da UCS da turma de 1984. Os laços estabelecidos durante a graduação foram reafirmados no final do mês de abril, quando, reunidos, visitaram a Instituição que acolheu seus sonhos e impulsionou a caminhada rumo à carreira.

A professora Maria do Carmo Quissini, egressa da turma, foi anfitriã dos colegas que, reunidos, celebraram o marco da formatura tendo a Instituição como ponto alto da programação comemorativa. O encontro com o reitor Gelson Leonardo Rech, no dia 27 de abril, no Salão de Atos do Bloco A, foi momento para manifestar a gratidão à casa do saber e atualizar colegas residentes e atuantes nas diversas cidades e estados brasileiros sobre a evolução da Universidade. Ao presentear cada um com um bóton do programa UCS Alumni, o reitor manifestou a alegria de recebê-los e cumprimentou suas trajetórias de sucesso.

Reunidos desde o dia anterior, os egressos tiveram como ponto de partida o escritório de advocacia do colega Gustavo Miele e percorreram espaços de lazer e restaurantes que sediavam encontros da turma à época da graduação. “Desde que encerramos o ciclo do conhecimento na UCS, passamos a nos dedicar à profissão e, sempre que possível, e com a participação de muitos, nos reunimos em diversas oportunidades para comemorar em reencontros – mesmo que rápidos – as alegrias, vitórias e mesmo compartilhar as frustrações e dificuldades enfrentadas”, celebrou a integrante da turma Rose Clair Tumelero. Para Maria do Carmo, hoje docente do curso que a graduou na Universidade, além de coordenadora da Assessoria de Desenvolvimento Regional (ADRE) da Instituição, foi momento para rememorar as histórias vivenciadas e acompanhar os movimentos atuais da Instituição. “Quando concluímos o curso, havia poucos blocos, e hoje nos deparamos com uma cidade universitária, uma universidade organizada, acolhedora, multicampi, conectada com o mundo. Todos os colegas se sentiram orgulhosos da Instituição que os formou”, resume. No ato solene, Gustavo Miele, representando a turma, afirmou a importância da Universidade para além da formação acadêmica, ao despertar valores de cidadania em cada aluno.

Memória

Os 24 egressos que participaram do encontro integram a turma de 82 formandos que colou grau no dia 17 de março de 1984 (11 deles hoje in memoriam). A celebração incluiu missa na Catedral, com fotografia na escadaria, solenidade no salão de atos do Colégio São José, presidida pelo então reitor Abrelino Vicente Vazatta, que tinha como vice-reitor o professor Mário Vanin, e baile de formatura no Clube Juvenil. O paraninfo escolhido foi o professor Marino Kury, e os homenageados de honra foram os docentes Horácio Costa, Lucio Ignácio Baumgartner e Renan Falcão de Azevedo. A tarefa de orador ficou a cargo do amigo e colega Alberto Lima Carneiro, e o momento da formatura foi ainda marcado por uma homenagem ao estudante falecido durante os tempos de aula, Ivan Cercatto. O convite para a celebração prestava um agradecimento especial à professora Ivone A. Corteletti e a todo o corpo docente com o qual conviveram no período acadêmico.

O lema do grupo, das palavras do jurista alemão Rudolf von Ihering, afirmava: “Buscando a paz, o Direito, no entanto, não se afirma sem luta”. E durante essa busca, nas trajetórias de vida e profissão, os alumni se estabeleceram de Sul a Norte do Brasil, trabalhando no exercício da advocacia, na magistratura e no serviço público nas esferas estadual e federal, em cargos como de registradores, delegados, escrivães e policiais. Também, a exemplo da professora Maria do Carmo, que leciona há 25 anos na UCS, outros integrantes atuam ou atuaram como docentes da Instituição, como Gustavo Miele, Carlos René e João Barros.

Foto: Patrícia dos Santos