Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano de volta a Caxias do Sul em abril de 2022

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 30/11/2021 | Editado em 07/12/2021

Encontro será em formato presencial e está com pré-inscrições abertas.

De volta a Caxias do Sul e no formato presencial, o 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano vai discutir tendências, projetos e negócios direcionados ao aproveitamento do biogás para a geração de energia elétrica, energia térmica e biometano. O encontro vai ocorrer de 12 a 14 de abril do próximo ano, na Universidade de Caxias do Sul, na Serra gaúcha.

Sistema instalado na granja São Roque, em Videira (SC). Foto: Julio Gomes Filho.

Nos três dias do evento, os participantes poderão compartilhar experiências e conhecer novas tecnologias voltadas ao setor, neste que é o maior evento empresarial de biogás e biometano do Sul do país.

A programação é construída para proporcionar debates sobre o potencial da produção de biogás e biometano no Brasil e no mundo. O Fórum será também um espaço para conhecer soluções sustentáveis, participar de visitas técnicas, de exposição de produtos e fazer parcerias e negócios para a indústria e para produtores de biogás.

“Investir recursos em energias renováveis é seguro e promissor. Mais uma vez, nossa região terá a oportunidade de acompanhar um encontro amadurecido e consolidado sobre investimentos em biogás e biometano”, diz a coordenadora do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, Suelen Paesi, professora dos programas de Pós-Graduação em Biotecnologia e em Engenharia e Ciências da UCS.

Ela lembra que o Fórum se iniciou regionalmente com a primeira edição na Universidade de Caxias do Sul, em 2017, e foi ganhando abrangência e participações internacionais. Foz do Iguaçu (PR) e Chapecó (SC) receberam as edições seguintes. Em final de março de 2021, a edição em formato on-line teve mil inscritos, 17 empresas patrocinadoras e 25 instituições apoiadoras.

Pré-inscrição

O período de pré-inscrições para a edição presencial de 2022 já se iniciou, por meio deste endereço.

O 4º Fórum é realizado pelo CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis Biogás), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Universidade de Caxias do Sul; e organizado pela Sbera (Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial).

ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL

O aproveitamento do biogás para a geração de energia elétrica, energia térmica e biometano, é uma importante solução como alternativa ao uso de combustíveis fósseis e de preservação do ambiente. O biogás pode ser produzido a partir de substratos da produção agropecuária – a fonte mais usada no Brasil -, da indústria e de aterros sanitários e estações de tratamentos de esgoto. De acordo com a Nota Técnica Panorama do Biogás no Brasil em 2020, os substratos da agropecuária representam 79% do que é usado nas plantas em operação de sistemas de biodigestão. O principal volume de biogás no Brasil, no entanto, vem do processamento de resíduos sólidos urbanos e de efluentes de estações de tratamento, 73% do total, enquanto a indústria entra com 16% do biogás produzido.

Informações da assessoria de imprensa do Fórum Sul Brasileiro de Biogás.