Fundação Universidade de Caxias do Sul apresenta projetos e conquistas de 2024

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 16/12/2024 | Editado em 16/12/2024

Sem fins lucrativos, mantenedora da UCS, do Hospital Geral, do CETEC e da UCSfm reinveste os resultados na qualificação de suas ações e dos serviços à comunidade

A Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) finaliza o ano de 2024 com resultados crescentes e projetando o próximo ciclo. A entidade beneficente de assistência social, comunitária e filantrópica teve apresentação do balanço do ano nesta quinta-feira, 12 de dezembro, em reunião do Conselho Diretor. Em permanente diálogo com a sociedade regional, o trabalho é executado a partir da atuação das mantidas Universidade de Caxias do Sul, Hospital Geral, Escola de Ensino Fundamental, Médio e Técnico CETEC e rede de emissoras de rádio educativas UCSfm. As instituições promovem educação e saúde à comunidade por meio de atividades sem fins lucrativos, reinvestindo totalmente seus resultados na qualificação das ações e no aprimoramento dos serviços oferecidos.

As conquistas deste ano se evidenciam a partir de práticas e posturas que partem da gestão corporativa, com o fortalecimento da governança financeira e de compliance na FUCS, incluindo a implantação de um código de ética e conduta e de um canal de denúncias, além de regramentos específicos para a condução de processos. Nas áreas comercial e de marketing, os projetos e estratégias desenvolvidas demonstraram eficiência na captação e no fortalecimento da marca junto aos seus públicos. Na infraestrutura e logística, destacam-se o recém-revitalizado UCS Zoo, as melhorias para acolher alunos e colaboradores, também considerando a transferência das atividades do Campus 8 para o Campus-Sede, com o início do processo de climatização de espaços e reformas em prédios para abrigar projetos institucionais como o Instituto Memória Histórica e Cultural e seu relevante acervo. No Hospital Geral, a abertura de uma ala com 40 novos leitos é uma conquista relevante desse ano que reflete em acesso e qualidade de atendimento em saúde pública para a população. No âmbito do planejamento, 2024 marcou o início de uma transformação digital mobilizada pelo projeto intitulado TEU, que prevê a unificação dos sistemas operacionais das mantidas da Fundação com foco na celeridade e na excelência interna e voltada para a comunidade.

“Todas as mantidas da Fundação Universidade de Caxias do Sul atuam com abertura para as necessidades da comunidade em que se inserem, impulsionando a educação, a saúde e a comunicação com foco na inovação”, destaca o presidente da FUCS, Dom José Gislon. Sobre a atuação da UCS, acrescenta: “O diferencial de uma universidade é poder desenvolver projetos que agregam para a sociedade como um todo. O fomento ao estudo e à pesquisa gera desenvolvimento tecnológico e permite aproximar academia e indústria”, pontua.