FUCS conclui período de administração da UPA Zona Norte com excelente avaliação de usuários

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 18/03/2025 | Editado em 18/03/2025
Mais de 390 mil pacientes foram atendidos

A instituição assumiu a gestão em agosto de 2020 e o contrato termina em 31 de março

A Fundação Universidade de Caxias do Sul conclui o período de administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte de Caxias do Sul no dia 31 de março. O contrato, que iniciou em agosto de 2020, foi honrado por meio de um trabalho amparado pela ampla retaguarda dos cursos da área da saúde da UCS. Junto aos funcionários da Unidade, professores e alunos foram agentes fundamentais ao longo do período para oferecer uma assistência humanizada a mais de 390 mil pacientes.

A dinâmica para o atendimento humanizado aos pacientes foi fundamentada em 11 pontos: empatia e escuta ativa; respeito à dignidade do paciente; comunicação clara e eficaz; consideração das necessidades emocionais e psicológicas; atenção ao contexto social e familiar; cuidado integral; respeito à autonomia do paciente; acolhimento e apoio contínuo; trabalho em equipe e integração; ambiente acolhedor; e atenção aos detalhes.

A diretora da UPA Zona Norte, Renata Demori, exalta a dedicação para que o trabalho fosse realizado da melhor maneira. “Nossa atuação em equipe foi feita com muito empenho, profissionalismo e amor pela vida. Com comprometimento e dedicação alcançamos indicadores extremamente satisfatórios, cumprindo as metas estabelecidas e atingindo excelentes resultados assistenciais em prol dos pacientes que aqui chegam”, reflete.

Desde 2020, passaram pela UPA professores e estudantes de cursos como Enfermagem, Nutrição, Medicina, Odontologia, Farmácia e Radiologia. No total, 3.869 alunos realizaram mais de 56 mil horas de estágio.

Satisfação dos usuários

A estrutura, material e humana, dedicada ao atendimento dos pacientes durante o período reflete em excelentes números de satisfação dos usuários da UPA Zona Norte. Nas pesquisas internas, realizadas mensalmente, nunca foi registrada uma avaliação de atuação com o indicador “bom e ótimo” inferior a 97%.

Um dos motivos é o cumprimento rigoroso das determinações do Protocolo de Manchester, que classifica por cores a prioridade de atendimento dos pacientes e que durante a administração da FUCS foi cumprido na integralidade.

Foto: Rafael da Silva Carvalho/Secretaria Municipal da Saúde