Galeria de Arte do Campus 8 sedia exposição ‘Do Humus ao Homo’

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 16/11/2021 | Editado em 16/11/2021

Mostra de gravuras da artista Marciah Casal ocorre de 18 de novembro a 14 de dezembro. Curadoria é da coordenadora do curso de Artes Visuais da UCS, Silvana Boone.

“Da terra brota a origem de tudo. Numa concepção de mundo, todas as coisas se entrelaçam, do humus ao homo, da terra, ao homem. O homem é um ser terreno; na sua humanidade, difere de uma esfera superior atribuída aos deuses e daí, a sua maior característica: a imperfeição. Corpos, essencialmente, corpos, feitos de matéria bruta”.

Com essa premissa, tem início nesta quinta-feira, 18 de novembro, às 19h, a exposição Do Humus ao Homo, de Marciah Casal. A mostra se estende até 14 de dezembro de 2021, na Galeria de Arte do Campus 8, da Universidade de Caxias do Sul, com  A visitação é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30min.

A artista Marciah Casal, natural de Caxias do Sul e residente no litoral gaúcho há mais de uma década, desenvolveu seu processo de criação em gravura em diferentes técnicas, como a litografia, a gravura em metal, a linoleogravura e a monotipia. Entretanto, é a xilogravura que apresenta as marcas mais significativas do seu trabalho, como se a madeira entendesse cada gesto preciso definido pela sua mente criativa, em resultados de humanos frágeis, imperfeitos e imprecisos, num universo terreno ainda a ser descoberto. A exposição apresenta 26 gravuras impressas a partir de 2001, mas que se originam em projetos anteriores, desde 1987, referenciando uma trajetória produtiva de mais de três décadas. A artista tem formação em Artes Visuais e atua como professora de arte.

MARCIAH CASAL, natural de Caxias do Sul, atua com artes desde os anos 80, tendo participado de mais de 50 exposições, nacionais e internacionais. Entre elas, se destacam: os 16° e 17° Salões do Jovem Artista, dois Salões da Câmara Municipal de Porto Alegre, em um deles tendo conquistado o prêmio de criatividade, a 8ª Bienal Nacional de Artes Visuais de Santos, em São Paulo, e a Bienal de Gravura de Santo André, SP. Ainda a Bienal Internacional del Caribe, o Mapeamento das Artes Visuais no RS no MAC, a coletiva de Fotografias na Bienal B na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, o Intercâmbio Internacional de Miniarte em Vancouver, Canadá, entre outras.

Esta será a sua 5° exposição individual, notadamente apenas com gravuras.

Fotos: Roger Clots