GRUPHEIM realiza 1ª Jornada Nacional de Pesquisa: História, Imigração e Memória

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 24/08/2023 | Editado em 29/08/2023

Evento reunirá pesquisadores de diferentes níveis acadêmicos e conta com painéis, lançamentos de obras literárias e apresentação de trabalhos

O Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM) da Universidade de Caxias do Sul comemora 15 anos de fundação com a 1ª Jornada Nacional de Pesquisa: História, Imigração e Memória, dia 12 de setembro. O evento terá lançamento de livros, painéis de diálogo e divulgação de resultados de produções desenvolvidas por integrantes e egressos do GRUPHEIM, e de pesquisadores vinculados a outros grupos de pesquisas. A atividade será realizada no auditório do Bloco E, no Campus-Sede da UCS, e também pode ser acompanhada virtualmente, pela plataforma Google Meet. As inscrições custam R$ 30 e podem ser feitas até o dia do evento.

Coordenador da Jornada e vice-líder do GRUPHEIN, o professor José Edimar de Souza frisa que a atividade  agrega pesquisadores de diferentes níveis acadêmicos, inseridos no contexto regional de atuação do grupo de pesquisa. “Os trabalhos estão centrados na história da educação, vinculados à temática dos processos de escolarização, culturas e práticas escolares”. Souza também ressalta a potencialidade de pensar a temática de imigração e educação, sobretudo em uma região onde predomina a colonização de origem europeia.

O esforço dos pesquisadores e as figuras de liderança do GRUPHEIN ao longo desses 15 anos foram enaltecidos pelo professor. Para o futuro, Souza traça objetivos: “cada vez mais produzir pesquisas que possam atender às demandas da comunidade e às perspectivas de investigação e pesquisa dos estudantes que buscam o nosso grupo”.

A 1ª Jornada Nacional de Pesquisa: História, Imigração e Memória é uma promoção da Área do Conhecimento de Humanidades e dos programas de pós-graduação em Educação e em História e do GRUPHEIN, liderado pela professora Terciane Ângela Lucchese.

Crédito das fotos: Aldo Toniazzo