Implantodontia: reabilitação estética e de função mastigatória

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 30/06/2021 | Editado em 30/06/2021

Curso de especialização da UCS forma profissionais completos em protética e cirurgia.

Especialidade reabilitadora no campo da Odontologia, a Implantodontia visa à devolução da estética e da função mastigatória dos pacientes. “Faltas dentárias causam diversos problemas, desde a migração dos elementos remanescentes, até dificuldades de mastigação e manutenção de próteses estáveis”, explica o coordenador do curso de especialização oferecido pela UCS, professor Paulo Mattia.

Ele acrescenta que é comprovado cientificamente que próteses estáveis e com adequada retenção melhoram a saúde sistêmica da população e aumentam consideravelmente os índices de qualidade de vida. Os implantes podem evitar constrangimentos no relacionamento social e na alimentação, bem como a estética restabelecida pode tornar o paciente muito mais sociável.

Qualificação em centro de referência

A especialização em implantodontia oportuniza ao cirurgião-dentista resolver casos clínicos reabilitadores que apresentam maior dificuldade técnica, formando profissionais mais completos em protética e cirurgia.

Com corpo docente extremamente qualificado, formado por mestres e doutores, o curso da UCS reúne diferenciais impulsionados pela oferta em ambiente universitário, coexistindo com cursos stricto sensu, bibliotecas, acesso a bases de dados e interlocução com outras áreas no âmbito da Saúde. A estrutura conta com tomógrafo odontológico, três clínicas completas, bloco cirúrgico com ambiente hospitalar para a realização de procedimentos, motores cirúrgicos e todo material cirúrgico, protético e de consumo à disposição dos alunos.

“Por ser centro de referência na região, a UCS possui condições de oferecer atendimento à comunidade, dessa maneira, formando o aluno para uma prestação de serviço humanizada e integral. Buscamos preparar os alunos para atendimento e resolução de reabilitações de alta complexidade”, explica, acrescentando que o grupo de professores é muito capacitado para utilização de novas tecnologias, como cirurgias guiadas planejadas digitalmente, que proporcionam mais conforto e previsibilidade para o paciente.

Uma nova turma do curso inicia as aulas no mês de setembro, saiba mais e registre interesse para a abertura de novas edições.

Fotos: Claudia Velho