Indicações ao Prêmio Melhores do Biogás podem ser feitas até o dia 3 de fevereiro
Em sua terceira edição, distinção é uma iniciativa do 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB), que ocorre de 16 a 18 de abril, em Chapecó (SC), tendo a UCS entre as entidades realizadoras. Primeira etapa do Melhores do Biogás envolve a coleta pública de sugestões de indicação em três categorias – profissionais, organizações e plantas geradoras de biogás
A terceira edição do Prêmio Melhores do Biogás já recebe indicações do público. O reconhecimento é promovido pelo Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB), evento realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Embrapa Suínos e Aves e Universidade de Caxias do Sul (UCS), e organizado pela Sociedade Brasileira de Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).
A iniciativa tem a finalidade de reconhecer profissionais, organizações e plantas de biogás que foram destaques no setor de biogás no Brasil no ano de 2023. “O objetivo do prêmio é reconhecer a excelência, dar visibilidade às experiências positivas que temos no biogás, para que se possa replicar dentro da cadeia do biogás”, salienta o pesquisador da Embrapa, Airton Kunz, coordenador do 6º FSBBB.
O regulamento do Prêmio e o formulário para indicação de candidatos estão no site do Fórum, neste link.
A primeira etapa de indicações recolhe, de forma on-line, sugestões públicas de candidatos para todas as categorias até dia 3 de fevereiro. Após a verificação do cumprimento do regulamento e da confirmação da candidatura pelos próprios indicados, uma nova etapa pública, também on-line, devolve a lista às mãos do público para a escolha dos vencedores. A premiação será entregue no dia 16 de abril de 2024, em cerimônia que integra a programação oficial do Fórum, em Chapecó (SC).
Podem concorrer ao Prêmio Melhores do Biogás: profissionais, organizações, instituições e plantas/unidades produtoras de biogás que estejam em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Profissional – Compreende os profissionais que se destacaram na missão de desenvolver o setor de biogás no Brasil em 2023.
Organização – Envolve as organizações que possuem contribuição significativa no desenvolvimento e inovação do mercado brasileiro de biogás e biometano.
Planta/Unidade Geradora de Biogás – Considera as plantas de biogás que se destacaram pela inovação, eficiência e boas práticas na biodigestão, no processamento e no uso do biogás, bem como no gerenciamento do digestato.
As plantas de biogás compreendem os seguintes setores:
– Saneamento: planta/unidade geradora de biogás a partir de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) ou Esgoto Sanitário.
– Indústria: planta/unidade geradora de biogás a partir de resíduos de indústrias (ex.: sucroenergéticas, abatedouros, cervejarias, fecularias, etc.).
– Pecuária: planta/unidade geradora de biogás a partir de resíduos da produção de suínos, aves, bovinos ou outros animais.
Etapas do prêmio
As etapas da premiação ocorrem de acordo com o seguinte cronograma:
Etapa 1: coleta pública de sugestões de indicação – até 3 de fevereiro de 2024. A primeira etapa consiste na indicação de potenciais concorrentes, por meio de formulário de levantamento de sugestão de nomes. O formulário está disponível no site.
Etapa 2: habilitação e classificação ao prêmio – de 8 a 22 de fevereiro de 2024.
Etapa 3: votação pública dos classificados – de 1º a 31 de março de 2024.
Etapa 4: cerimônia de premiação do Melhores do Biogás – 3ª edição, que ocorrerá durante o 6º FSBBB, no dia 16 de abril de 2024, em Chapecó (SC).
O Fórum
O 6º FSBBB será realizado de 16 a 18 de abril de 2024, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes. O Fórum retorna a Chapecó (SC), onde teve sua segunda edição em 2019. Santa Catarina é um dos estados que mais crescem em número de plantas de biogás com potencial para a produção de biogás a partir de dejetos de animais, especialmente de suínos e de aves.
As inscrições para o 6º Fórum podem ser realizadas no site do evento: biogasebiometano.com.br.
A programação prevê painéis com temas que contribuem para o avanço da cadeia de biogás e biometano, além de visitas técnicas e Espaço de Negócios. Antes do evento presencial, serão realizados webinars com temáticas da cadeia do biogás. Além dos painéis principais, o Fórum reserva espaço para eventos paralelos como encontros, reuniões e workshops.
Foto: Leandro Leite