Iniciadas, em Canela, tratativas para pleitear curso de Medicina na UCS Hortênsias
Administração buscará apoio de entidades e prefeitos da região para viabilizar a oferta na cidade, processo que deverá ser seguido de pedido formal de instalação do curso ao Ministério da Educação
Em reunião na quinta-feira, dia 23 de março, representantes da Universidade de Caxias do Sul e da Prefeitura de Canela deram início à mobilização para viabilizar a oferta do curso de Medicina no Campus Universitário da Região das Hortênsias, localizado no município.
Participaram do encontro o prefeito Constantino Orsolin, o secretário de Governança Gilmar Ferreira; o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Leonardo Rech, o diretor de Relações Institucionais Givanildo Garlet, o chefe de gabinete da Reitoria Marcelo Faoro de Abreu, e a diretora do Campus da Região das Hortênsias, professora Margarete Lucca.
Na oportunidade, os representantes da UCS solicitaram ao prefeito a busca de apoio para a iniciativa junto à sociedade civil, entidades e prefeitos da região, por meio da Associação dos Municípios de Turismo da Serra – Amserra. Após a busca de apoiadores, um pedido formal de instalação do curso deve ser realizado ao Ministério da Educação.
“Vamos pleitear a vinda do curso de Medicina que possibilitará a formação de profissionais, que, após formados, poderão atuar nos serviços de saúde do Município, quer sejam eles da rede pública ou mesmo na rede privada, fortalecendo o sistema de saúde local e regional”, afirmou o prefeito Orsolin.
No encontro, o reitor Gelson Rech entregou ao prefeito uma síntese das contribuições da Universidade à comunidade de Canela. “A UCS Região das Hortênsias manifesta seu propósito pela continuidade da parceria para estimular o desenvolvimento através do Ensino Superior, da pesquisa e da inovação, realizando, assim, a sua vocação comunitária”, finalizou.
Fonte: Prefeitura Municipal de Canela
Foto: Fernanda Wiltgen