Instituto de Medicina do Esporte da UCS passa a atender atletas do Esporte Clube Juventude
Serviços prestados para 120 jogadores das categorias de base do time incluem consultas de avaliação de aptidão e testes de desempenho
A Fundação Universidade de Caxias do Sul e o Esporte Clube Juventude formalizaram, no dia 13 de dezembro, uma parceria para a prestação de serviços, por meio do Instituto de Medicina do Esporte (IME) do Centro Clínico da UCS, a 120 atletas das categorias de base do time. Os atendimentos contemplam avaliações médicas de aptidão – consultas, eletrocardiogramas e testes de esteira – e exames como teste ergoespirométrico, avaliação isocinética de membros inferiores, entre outros, inclusive atendimentos em áreas como fisioterapia, nutrição, psicologia e podologia.
“A avaliação clínica dos atletas é importante para exclusão de condições que podem se agravar durante a prática esportiva e gerar riscos. Ainda, os testes permitem conhecer o atleta e identificar situações passíveis de correção para aprimorar o rendimento esportivo”, explica o médico do esporte do IME, Gabriel Lopes Amorim, professor do curso de Medicina da UCS e coordenador da residência em Medicina do Esporte. Segundo ele, os protocolos visam garantir a aptidão à prática esportiva de alto rendimento nas melhores condições para alcançar o desempenho esperado.
Serviço Especializado
O Esporte Clube Juventude enalteceu a parceria com a UCS valorizando a união para o desenvolvimento da performance dos atletas das categorias de base do time. Um dos idealizadores da proposta, o diretor médico do Departamento Profissional do Juventude, Guilherme Bosi, professor do curso de Medicina da UCS, destaca a importância da iniciativa. “Essa parceria começou a ser desenhada há cerca de dois anos, quando identificamos algumas necessidades na área dentro das categorias de base do Juventude. O IME é um dos poucos serviços de Medicina do Esporte especializados que vigoram no Brasil. Tendo isso dentro de Caxias do Sul, entendemos o potencial de uso da capacidade técnica e científica da equipe médica do Instituto. A ideia é incrementar a assistência aos nossos atletas, nesse momento de formação, extraindo as melhores valências físicas para que possam desempenhar o melhor papel possível dentro de campo”.
O vice-presidente das Categorias de Base, Jones Biglia, também salientou os fatores que agregam nesse projeto. “A base do Juventude será extremamente beneficiada com esta parceria junto à UCS. Os atletas poderão ser avaliados em todos os quesitos físicos no início e no decorrer da temporada. Além da prevenção e tratamento de lesões, o IME oferece uma estrutura médica e científica completa para os jogadores. A parceria precisa ser comemorada, pois é um grande avanço para as categorias de base do Juventude”, considera.
Instituto de Medicina do Esporte
Integrando o Centro Clínico da Universidade de Caxias do Sul, que oferece assistência em saúde à comunidade, o Instituto de Medicina do Esporte (IME) é referência na promoção de qualidade de vida e longevidade. Para além dos testes direcionados a atletas, que incluem o exame de marcha em laboratório, do qual é o único prestador no Estado, os serviços do IME também alcançam pacientes em reabilitação cardíaca, pulmonar, entre outras condições.
Fotos: Fernando Alves/EC Juventude