Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS lança livro sobre preservação das línguas: Alemão, Polonês, Talian e Kaingang.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 22/09/2021 | Editado em 24/09/2021

Obra ‘Juntos na Diversidade’ está disponível gratuitamente em e-book e versão impressa. Conta experiências de preservação do Alemão, do Polonês, do Talian, e da língua nativa indígena Kaingang.

O livro ‘Juntos na Diversidade’, produzido pelo projeto do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), foi lançado neste mês de setembro de 2021. A obra, que conta experiências de preservação das línguas de imigração Alemão, Polonês e Talian, e da língua nativa indígena Kaingang, foi executada através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas.

A obra faz parte do projeto ‘Juntos na Diversidade: Experiências de Preservação da Diversidade Linguística e Cultural na Serra Gaúcha’, que também contou com um ciclo de 4 palestras sobre as línguas envolvidas. O intuito do projeto como um todo é registrar, difundir e valorizar as experiências culturais e educacionais que envolvem a preservação da diversidade linguística e cultural na região da Serra Gaúcha.

Para o diretor do Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS, Anthony Beux Tessari, o principal legado deste projeto é o caráter formativo, a permanência e a circulação de ideias, de conceitos e de conhecimentos a respeito da diversidade linguística e cultural na região. Tessari destaca que, com a participação dos produtores e entidades culturais, o projeto contribuiu significativamente para a qualificação do campo da cultura local, pois toda escrita é um processo que exige síntese e reflexão — atitudes que promovem o aprimoramento das práticas por esses agentes.

“Graças ao projeto, houve uma aproximação muito necessária entre a Universidade e as comunidades. O compartilhamento da autoria do livro e a organização do ciclo de palestras tiveram esse objetivo de aproximação e de colaboração, partindo do pressuposto de que o conhecimento se constrói não apenas para, mas com a sociedade”, enfatiza o historiador.

Sobre o livro

O livro ‘Juntos na Diversidade’ conta experiências de preservação das línguas de imigração Alemão, Polonês e Talian, e da língua nativa indígena Kaingang. Participam como autores de capítulos produtores e entidades culturais dos municípios de Antônio Prado, Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves, Coronel Pillar e Nova Prata. Pesquisadores acadêmicos completam o time de escritores da obra, proporcionando reflexões e trazendo discussões de diferentes especialidades da área de Humanidades.

O livro teve tiragem de 2 mil exemplares, foi produzido em papel couché, com capa e conteúdo do miolo colorido. Tem texto de apresentação mais 18 capítulos, totalizando 164 páginas. Está disponível gratuitamente em e-book, pelo site da Editora da Universidade de Caxias do Sul (Educs), e também na versão impressa, que pode ser solicitada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, pelo e-mail imhc@ucs.br ou pelo telefone (54) 3218 2167.

Sobre a seleção do Edital

Ao todo, 5.507 projetos foram inscritos no Edital em todo o Rio Grande do Sul, dentre os quais 592 foram selecionados para execução. No segmento ‘Diversidade Linguística’, foram apenas 18 projetos selecionados — entre eles, o ‘Juntos na Diversidade’, do IMHC da UCS.

O Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas foi realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Fundação Marcopolo, com recursos oriundos da Lei nº 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc.

Mais informações: https://sites.google.com/view/juntosnadiversidade
Fotos: https://sites.google.com/view/juntosnadiversidade/fotos?authuser=0
Créditos das fotos: Acervo IMHC/UCS