Jovem Percussionista: acadêmicos de Licenciatura em Música lançam oficina para alunos do ensino fundamental.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 13/06/2018 | Editado em 13/06/2018

Ao som de instrumentos de percussão, os acadêmicos do curso de  Licenciatura em Música, Miraci Jardim, Maicon Basso e Matheus Pedroso, lançaram, nesta terça-feira, dia 12, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, o projeto “Oficina Jovem Percussionista”. A escola funciona no Bloco J do Campus-Sede. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul, projeto piloto destina-se aos alunos do  6º ao 9º ano do ensino fundamental e está atrelado ao rendimento escolar do estudante.

Segundo o professor do curso de Música, Vitor Hugo Rodrigues Manzke, trata-se de um projeto piloto, que objetiva contribuir com formação docente dos(as) alunos(as) e egressos do curso de Licenciatura em Música da UCS. “Refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem em grupos de percussão, constituir o grupo jovem de percussão da UCS, auxiliar no desenvolvimento musical da comunidade jovem da Serra Gaúcha e contribuir no desenvolvimento humano dos alunos estão entre os objetivos da atividade”.

O projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul. “É um projeto completamente gratuito para os alunos da rede municipal de Educação Básica. Acreditamos que, a médio e longo prazo, conseguiremos parcerias público-privadas que proporcionem o sustento e ampliação das ações do projeto, que visa ainda estimular a melhora no rendimento escolar dos alunos através da prática coletiva de percussão e estimular na comunidade jovem da Serra Gaúcha a formação de público ouvinte para os diferentes gêneros musicais”, comenta o professor.

Essa primeira etapa, piloto, será realizada com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental (entre 11 e 15 anos de idade), e, segundo o professor Vitor Hugo – que compartilha a coordenação do projeto com a professora Cristiane Ferronato – a ideia é estendê-lo a outras escolas, atendendo assim a uma parcela da comunidade jovem que deseja estudar música através da percussão. “Como é um projeto piloto, iniciamos com três acadêmicos da Licenciatura, no entanto, o projeto está aberto à participação de acadêmicos e egressos que desejem se juntar a nós”, ressalta.

Miraci, Maicon e Matheus irão iniciar a oficina na próxima semana.

Curso gratuito
Na próxima semana, os alunos da Escola poderão se inscrever no curso, que ocorrerá todas as terças-feiras pela manhã, até o final do ano letivo. Serão atendidos 15 alunos. “Nossos estudantes terão a oportunidade real de vivenciar o papel de professor. Eles são os protagonistas deste projeto”. O professor Vitor Hugo destaca que este é um trabalho voluntário dos acadêmicos, numa iniciativa que “tem tudo a ver com a proposta comunitária da UCS”.

A acadêmica Miraci Jardim acredita que a música pode modificar a vida das pessoas. “Com este projeto pretendemos que os alunos vivenciem o ‘fazer musical’. Além de me fazer bem, sei que irá fazer o bem para os alunos”.

A expectativa do acadêmico Maicon Basso é poder repassar aos alunos do ensino fundamental algo que eles nunca imaginaram que teriam: “não é pelo resultado musical em si que desenvolvemos este projeto, mas para mostrar algo diferente da realidade que eles vivem”.

Matheus Pedroso, que também irá ministrar a oficina, espera não ser apenas um professor neste curso, “mas ser amigo deles e poder colaborar no rendimento escolar”.

Fotos: Claudia Velho