6ª Câmara Cível do TJ/RS promove sessão didática com reflexões sobre temas jurídicos
Com o UCS Teatro lotado, estudantes da área do Direito tiveram a oportunidade de acompanhar o julgamento de três processos cíveis
O UCS Teatro, no Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul, sediou dia 24 de outubro uma sessão externa de julgamento da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ/RS). Com promoção da Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas, o evento proporcionou reflexões e debates acerca de temas jurídicos atuais, apresentando julgamento de três casos reais de processos.
Voltada a estudantes de Direito, profissionais da área e comunidade interessada, a atividade gratuita foi conduzida pelos desembargadores de forma didática e lotou o UCS Teatro. “Eles foram muito precisos nas colocações, explicando para os acadêmicos cada passo e termos utilizados em um processo”, destaca a coordenadora dos eventos de Extensão do curso de Direito, professora Fernanda Martinotto. Segundo ela, esse formato didático está completamente relacionado à essência do evento, que é demonstrar a atuação da magistratura e da advocacia, de maneira que a condução possibilite acompanhar todas as etapas da sessão.
Fernanda também destaca a sustentação oral dos advogados presentes e a escolha dos processos que foram julgados. “A atividade foi realmente muito produtiva, com temáticas bem diferentes, o que enriqueceu certamente o conhecimento dos acadêmicos. Recebemos comentários bem positivos, que demonstram que os estudantes gostaram de fato”, afirma a professora.
A sessão externa teve coordenação da própria Fernanda e dos professores Raquel Cristina Pereira Duarte e Sílvio Viezzer, e contou com a presença das procuradoras de Justiça com atuação na 6ª Câmara Cível Sara Duarte Schütz e Denise Casanova Vilela, e dos desembargadores Gelson Rolim Stoker (presidente da sessão), Niwton Carpes da Silva e Ney Wiedmann Neto.
Em abril deste ano, ocorreu a sessão externa de julgamento da 7ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), com o objetivo similar de proporcionar um contato mais próximo com práticas jurídicas reais.
Crédito das fotos: Bruno Zulian