Leonardo Boff palestra no UCS Teatro sobre a necessária fraternidade ambiental
Filósofo e teólogo de 84 anos retorna a Caxias do Sul dia 26 de setembro para falar do tema ‘A Emergência Climática e o Saber Cuidar da Vida’
O filósofo e teólogo Leonardo Boff, 84 anos, estará em Caxias do Sul na próxima terça-feira, dia 26 de setembro, quando palestra sobre o tema A Emergência Climática e o Saber Cuidar da Vida. O evento ocorre a partir das 19h, no UCS Teatro, com ingressos disponíveis mediante a doação de alimentos não-perecíveis, artigos de higiene e/ou materiais escolares. As doações devem ser entregues no mesmo local da retirada dos ingressos – confira serviço completo abaixo.
Autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia, Mística e Ecologia, Boff esteve à frente da criação da chamada Teologia da Libertação. Em razão de suas teses ligadas a esse movimento, publicadas no livro Igreja: Carisma e Poder, foi submetido a um processo pela Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, no Vaticano, condenado a um ano de “silêncio obsequioso” e deposto de todas as suas funções editoriais e de magistério no campo religioso. Sua pena foi suspensa em 1986, após uma pressão mundial sobre o Vaticano. Em 1992, renunciou às suas atividades religiosas.
Boff domina as questões ambientais, e o tema Ecologia é frequente em dezenas de seus livros. O filósofo destacou-se internacionalmente como representante da América Latina na elaboração da Carta da Terra, documento mundial publicado no ano 2000 que ficou conhecido como A Carta dos Povos.
Na palestra em Caxias, Boff vai aprofundar reflexões sobre a necessária fraternidade ambiental da humanidade para com o planeta Terra, promovendo a consciência de que as nossas ações geram consequências diretas ou indiretas nas nossas vidas. “A Terra mudou, e a maioria não se dá conta. Nunca mais será como antes. Ou tomamos coletivamente medidas de prevenção e minoração dos efeitos danosos ou assistiremos, assombrados, a eventos como as recentes cheias dos rios no Rio Grande do Sul. E serão cada vez mais frequentes”, alertou Boff em recente publicação em suas redes sociais.
A vinda do teólogo a Caxias é uma iniciativa da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e do Fórum das Entidades, Movimentos e Pastorais Sociais – o Fórum é composto por dezenas de organizações de Caxias, Farroupilha, Bento Gonçalves e Ipê, empenhadas em trazer para a região temas de debates nacionais e palestrantes renomados.
Serviço
O quê: palestra A Emergência Climática e o Saber Cuidar da Vida, com Leonardo Boff
Quando: dia 26 de setembro, às 19h
Onde: UCS Teatro – Campus-Sede da UCs, em Caxias do Sul
Ingressos: devem ser retirados junto às entidades promotoras mediante a doação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene ou material escolar.
Em Caxias do Sul
– Universidade de Caxias do Sul
– Escola de Formação Fé, Política e Trabalho
– Centro de Estudos, Pesquisa e Direitos Humanos
– União das Associações de Bairros – UAB
– Amaesa – Associação dos Amigos da Maesa
– Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul – Sindiserv
– Sindicato dos Professores de Caxias do Sul – Sinpro/Caxias
– Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região
– Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Privado da Serra – RS
– CPERS – 1º Núcleo
– Sindicomerciários Caxias do Sul
– Coletivo de Comunicação Alternativa
Bento Gonçalves
– Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves – Sitracom
– Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bento Gonçalves – Sindiserp
Ipê
– Cooperativa Econativa
– Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Ipê – Sintraf
Farroupilha
– Associação Farroupilhense de Proteção ao Ambiente Natural – Afapan
Abrangência estadual
– Acredisol/RS
– CEBS – Comunidades Eclesiais de Base
– Central Única dos Trabalhadores – CUT/RS