Levando arte para as ruas de Caxias, UCS personaliza ônibus da Visate
Veículo da linha que cruza a cidade entre os bairros Salgado Filho e Ana Rech foi envelopado com layout que dá protagonismo à educação
Mais do que aproximar a marca de seus públicos, apresentando oportunidades que impulsionam o desenvolvimento a partir do Ensino Superior, a Universidade de Caxias do Sul coloca a arte no cotidiano dos caxienses de forma inovadora. Por meio de um contrato publicitário estabelecido com a Viação Santa Tereza – Visate, a partir desta terça-feira, 10 de dezembro, será possível conferir uma obra artística envelopada no ônibus articulado de prefixo 805 da linha que cruza a cidade entre os bairros Salgado Filho e Ana Rech. A L02 é uma das mais tradicionais da concessionária, a maior em número de passageiros e em extensão percorrida.
Desenvolvida pelo ilustrador e designer Vini Agliardi especialmente para a UCS, a obra dá protagonismo à educação remetendo às formações acadêmicas. Coloridas e agradáveis, as imagens permitem a contemplação e inspiram o movimento fomentado a partir do universo universitário no caminho das pessoas. Os personagens são retratados em atividades das seis áreas do conhecimento da Universidade: Ciências da Vida, Exatas e Engenharias, Humanidades, Ciências Sociais, Jurídicas e Artes e Arquitetura. Explore, cresça e conquiste – mote da campanha atual da UCS -, é o incentivo para o público que será impactado pela produção. Graduado em Design pela UCS, Agliardi pôde revisitar as vivências na Universidade durante a construção da peça. “Quis mostrar como a UCS é plural, nas suas áreas de conhecimento e também nas pessoas que dão vida a esse ecossistema. Colocar personagens tão diversos em uma arte cheia de cores me trouxe memórias dos tempos de graduação e de como era bonito poder criar junto com amigos e colegas. Essas trocas me ajudaram a construir ainda mais senso de propósito dentro da minha profissão”, contextualiza.
“Aproveitamos este espaço como um mural, que mais do que transportar a marca levará à comunidade a arte, que imprime novos sentidos impactando quem a vê, lê e embarca nela. Buscamos promover o pensamento, o sentimento e a experiência típicos do ensino, que abre portas e desperta possibilidades para realizar”, conceitua o diretor Comercial e de Marketing da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Paquito Masiá Herrera. As demais mantidas da FUCS – Hospital Geral, CETEC e UCSfm – também estão contempladas com sua logotipia, mostrando a integração entre as instituições que promovem a educação e a saúde para a comunidade.
O contrato com a UCS tem a duração de um ano. Esse formato de espaço publicitário nos veículos foi inaugurado este ano pela Visate, e contribui como subsídio à tarifa para os usuários do transporte público, já que a arrecadação com a publicidade é destinada com esse fim à Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade.
Parceria
O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, valorizou a iniciativa e a parceria com a Visate. “Para além da divulgação da UCS, através de um bom marketing que traduz inovação, tecnologia, arte e educação, o projeto tem vínculo social, revertendo em benefício à população”. O diretor executivo da concessionária, Gustavo Marques dos Santos, destaca a exclusividade deste formato de divulgação na região e os parceiros selecionados para ocupar os espaços. “Importante reforçar que parte do recurso é destinado a ajudar as pessoas a pagarem a tarifa, o que traduz nosso papel social, tanto para a área da mobilidade quanto para a do ensino, já que, hoje, em torno de 8% a 9% do nosso público é de estudantes”, pontuou, afirmando também o carinho pela Universidade.
Fotos: Bruno Zulian