Levantador da Seleção Brasileira de Vôlei formado na UCS, Fernando Kreling, é convocado para as Olimpíadas

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 05/07/2021 | Editado em 05/07/2021

Já campeão da Liga das Nações, Cachopa — como é conhecido — embarca para Tóquio dia 12 de julho.

Conhecido no mundo do vôlei como Cachopa, o levantador Fernando Gil Kreling embarca para Tóquio, no Japão, no próximo dia 12 de julho, para jogar pela Seleção Brasileira de Vôlei nas Olimpíadas 2021. Formado nas categorias de base da Universidade de Caxias do Sul (UCS), o caxiense se consagrou campeão da Liga das Nações no dia 27 de junho.

Cachopa ingressou na APAAVÔLEI – Associação dos Pais e Amigos dos Atletas de Voleibol de Caxias do Sul, mantida com o apoio da UCS, aos 10 anos de idade. Antes de seguir carreira no centro do país, ele atuou em jogos infanto-juvenis, representando a Universidade.

Agora, aos 25 anos, já conquistou o título da Liga das Nações e vai em busca da medalha Olímpica. O levantador integra a lista dos 12 atletas brasileiros convocados pelo treinador Renan Dal Zotto para jogar as Olimpíadas de Tóquio, que ocorrem de 23 de julho a 8 de agosto de 2021.

Em entrevista à UCSfm no dia 1º de julho, o jogador revelou que começou sua “carreira esportiva” ainda criança, jogando futebol. O vôlei veio depois, mas foi amor à primeira vista. Cachopa brinca que “trocou os pés pelas mãos” e não se arrepende. O camisa 6 da seleção explica que desenvolveu a técnica necessária para ser levantador ainda jovem. “Eu tive a sorte de aprender com ótimos professores da UCS e, depois, das seleções gaúcha e brasileira”, comenta.

O atleta é o terceiro jogador de vôlei formado pela UCS que se consagra campeão na Liga das Nações/Liga Mundial de Vôlei. Também figuram na lista de campeões formados pela Universidade o ponteiro Roberto Minuzzi Junior e o central Éder Carbonera – que conquistou, ainda, os Jogos Olímpicos em 2016.

Além de seus antecessores, técnicos e professores, Cachopa também teve o exemplo esportivo na família. O irmão, Felipe Kreling, conhecido como Feijão, também é jogador de vôlei e sempre incentivou o caçula. Segundo Fernando, a rotina de treinos é intensa, e o apoio da família e dos amigos faz toda a diferença nesses momentos.

O levantador admitiu que está ansioso para a competição mundial. “Acho que só vai cair a ficha quando eu chegar no Japão”, confessa. O Brasil estreia no dia 24 de julho, contra a Tunísia. Enquanto isso, Cachopa exibe sua medalha de ouro da Liga das Nações, na expectativa para conquistar a próxima.

Foto: Renata Chies