Livro de acadêmico de Ciências Biológicas da UCS apresenta as mariposas de Bento Gonçalves
TCC de Matheus Eduardo Schwantes, sob orientação do professor Wilson Sampaio de Azevedo Filho, ganhou edição ricamente ilustrada
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do acadêmico Matheus Eduardo Schwantes, do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Caxias do Sul, virou livro. Esfingídeos: Mariposas de Bento Gonçalves, publicado pela editora Evangraf, de Porto Alegre, resulta de pesquisas desenvolvidas por Schwantes junto ao setor de Entomologia do Museu de Ciências Naturais da UCS (MUCS), sob orientação do professor Wilson Sampaio de Azevedo Filho. O material está disponível no formato de e-book por meio deste link.
O estudo teve como objetivo identificar e caracterizar as mariposas existentes no município de Bento Gonçalves e informar sobre suas respectivas plantas hospedeiras. Com a edição, em 136 páginas, tornou-se também um guia visual ricamente ilustrado com fotografias das espécies e informações sobre as suas características, direcionado a estudantes, técnicos, pesquisadores da área e apreciadores da natureza – foram registradas 31 espécies de mariposas e 200 plantas hospedeiras.
Professor Wilson, coordenador do setor de Entomologia do MUCS, destaca que o livro representa uma contribuição importante ao estudo dos lepidópteros (borboletas e mariposas) no Rio Grande do Sul. “E demonstra o potencial dos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas para as atividades de pesquisa e produção científica”, complementa.
Saiba mais
Os esfingídeos, também conhecidos como mariposas-falcão ou mariposas-beija-flor, são insetos de corpo robusto e fusiforme, que podem atingir uma envergadura de 20 centímetros. O grupo tem grande importância ecológica, com diversas espécies polinizadoras – no entanto, algumas são consideradas pragas em sua fase larval, podendo afetar culturas agrícolas.