Maratona de Moda: desfiles no Campus 8 exibem produções de acadêmicos.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 18/06/2018 | Editado em 26/06/2018
Renan Isoton venceu a última edição do Prêmio UCS/Sultextil, em dezembro de 2017, pela coleção “Efeito Artifício”.

Começa hoje a 22ª Maratona de Moda da Universidade de Caxias do Sul. A mostra semestral das produções de acadêmicos dos cursos de Moda da UCS se estende até amanhã, com três desfiles no Espaço Alternativo do Campus 8, voltados a alunos e egressos dos cursos de Moda, profissionais do setor, e interessados em conhecer a produção dos estudantes. A entrada é franca.

O tema dos desfiles dos concluintes deste semestre – Raro – exalta o encantamento gerado pelos detalhes, por aquilo que é único em contraponto à repetição, ao excesso. Essa demasia, considera a proposta, se verifica em um cenário em que o excesso de informações – facilitado pela intensa conexão à internet, redes sociais e celulares, por exemplo – mais cansa do que atrai atenção. “Está na hora de sermos surpreendidos pelo que há ainda de raro, de único, de belo, seja no extremo oposto do mundo, seja na calçada pela qual passamos todos os dias”, propõe a coordenadora dos cursos de Moda, Mercedes Lusa Manfredini. Ela destaca que as atividades da Maratona permitem aos participantes mostrar seus trabalhos ainda na condição de acadêmicos, mas já de forma profissional. “Para a comunidade e as empresas do setor, é a oportunidade de conhecer o potencial dos novos designers de moda que ingressam no mercado”.

PROGRAMAÇÃO
No dia 26 de junho, às 19h, a Maratona começa com o desfile das criações que resultaram dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Design de Moda, sob a coordenação da professora Adriana Job Ferreira Conte. Colocando em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação, os alunos desenvolveram coleções de vestuário e apresentam um portfólio para avaliação e desfile com três looks confeccionados. Além de desfile, a atividade envolve pesquisa, criação e produção, dentro de uma proposta que concede liberdade para um trabalho que parte de referências e pesquisas individuais, além de exercícios autorais de criação.

Na sequência, a partir das 20h15min, é realizada a 37ª edição do Prêmio UCS/Sultextil, parceria entre a Universidade e a empresa Sultextil que permite aos concluintes de curso trabalhar com tecidos da empresa na produção de peças conceituais. O júri – composto por cinco profissionais com atuação nacional e internacional reconhecida – definirá o vencedor, que será premiado com uma viagem a Paris no período das principais feiras internacionais do segmento. A avaliação vai considerar as peças confeccionadas, portfólio criativo e técnico, produção e desfile, e também serão entregues menções honrosas.

O dia 27 de junho está reservado para a apresentação dos trabalhos da disciplina Laboratório de Criatividade, orientados pelo professor Sérgio Lopes, com início às 20h. A premissa “Eu acredito em…” levou os alunos a trabalharem inspirados em subjetividades particulares, inerentes a suas vivências e escolhas, com base em pesquisas e utilizando como material o barbante. Os figurinos, concebidos por propostas conceituais, evidenciam o lúdico, o mágico e o drama.

PARTICIPAÇÃO
Trabalhos de Conclusão  de Curso e XXXVII Prêmio UCS/Sultextil – Ana Paula Faccioni Angeli, Barbara Beltrão Dambros, Bianca Pelizzari, Bruna Borges Fortes, Caroline de Cesero, Daniela Bisol Fritsch, Daniele de Oliveira Jorge, Fabrício Antonio Gelain de Prá, Giulia Panazzolo de Albuquerque, Jucenira Galvan Madalozzo, Letícia Suzin Miorelli, Maiara Salvador, Nahila Fernanda Nacimento Fiegel, Nicole Hugen, Rafaela Torelly Costamilan e Roberta Camila Lumbieri.

Trabalhos da Disciplina Laboratório de Criatividade – Andrea Ogliari, Barbara Bianca de Avila, Bárbara Perquim da Rosa, Betina Scholl, Carolina Boff Perini, Eliseu Francisco da Silva Junior, Francine Fruet Gil, Gabriela Gatelli de Oliveira, Helen Negretti Perotoni, Larissa Scheer Viapiana Leite, Luana Fiorese Conte, Mateus da Costa Deluche, Pâmela Pivatto, Ramone Alessandra Bogoni e Suélen Argenton Pinto.

Foto: Claudia Velho